Eles já correspondem a um quarto das calorias que comemos. Estão relacionados a diversas doenças, como ansiedade, depressão e 25 tipos de câncer. E matam 57 mil pessoas por ano só no Brasil. Entenda como a indústria alimentícia manipula nosso paladar e nos vicia em produtos nocivos.
O Sol, o fogo e o sangue nos dão a intuição das cores quentes. A água e o gelo, a das cores frias. Mas a verdade é que, na Física, é tudo ao contrário.
As mudanças climáticas não vão pôr fim à civilização em dias, como nos filmes-catástrofe. Mas tragédias como a do Rio Grande do Sul são sintomas do aquecimento global. E precisamos aprender a reconhecer o fim do mundo real se quisermos combatê-lo.
Microplásticos, concentrações brutais de gás carbônico, metano e óxido nitroso na atmosfera e até resíduos radioativos de bombas atômicas: a atividade humana já deixou uma cicatriz perceptível no registro geológico. Será que inauguramos um novo capítulo na história da Terra?
Sem aval do Conselho Federal de Psicologia, essa técnica se denomina uma terapia – mas é uma pseudociência baseada em misticismo e estereótipos de gênero. Entenda o que é a constelação familiar, como ela ganhou força no SUS e no Judiciário brasileiro e por que sua aplicação nos tribunais pode estar por um fio.
Algoritmos como o MP3 permitiram o boom de pirataria dos anos 2000, que mudou para sempre a indústria do entretenimento. Do código Morse ao streaming, entenda a arte e técnica de espremer bits – e quais são seus limites matemáticos.
A rapidez de Robert Liston era uma necessidade humanitária em uma época sem anestesias eficazes. Entenda o agonizante mundo das cirurgias no século 19.
No séc. 19, William Morton abriu caminho para as cirurgias indolores com uma suposta invenção revolucionária (mas que já era usada de outra forma na época).
Doenças incuráveis. Longas filas de espera. E nenhum cuidado com higiene. Veja como era o dia a dia de médicos, enfermeiros e pacientes 200 anos atrás.
Dores insuportáveis, capazes de quebrar dentes em pedacinhos, atormentaram a vida de alguns americanos no séc. 19 – e intrigam dentistas até hoje.
A história de químicos, médicos e enfermeiras que, no século 19, salvaram milhões de vidas ao disseminar simples (porém revolucionários) hábitos de higiene.
"Furiosa", novo filme da saga Mad Max, estreou na última quinta (23). Relembre como foram as (conturbadas) filmagens do seu antecessor.
O dia em que Xuxa rejeitou Senna, divagações de Einstein sobre a vida, um livro que analisa o poder das lorotas – e Mario em 2,5 dimensões
Ascensão e queda do Blackberry, a vida no lugar mais frio do mundo, uma conspiração envolvendo o governo dos EUA - e o dia a dia numa fazenda na Inglaterra
Eles não chamam muito a atenção. Mas sua aparência discreta promete recursos interessantes.
Um toca-discos de vinil portátil, o relógio mais fino do mundo, um caderno com app que digitaliza tudo - e a fechadura que lê a palma da sua mão
Experiência de laboratório indica que elementos presentes no cosmos podem reagir entre si - e gerar precursoras das proteínas que compõem os seres vivos
Estudo revela a origem, e a possível função, de um tipo misterioso de onda cerebral.
Micróbio é 60% mais eficiente – e pode viabilizar comercialmente o etanol de segunda geração.
Se funcionar, método pode resolver a fila dos transplantes. Entenda como.
Essa manchete correu a internet. Mas não é bem o que parece. Entenda por quê.
Eles estão morrendo num ritmo inédito. E a ciência tenta salvá-los.
Conheça o (complicado) processo de legendagem que durou de 1930 a 2010.
Ela tem 5,2 metros de altura, seus bulbos têm 1 metro de largura, e ela contém 1 tonelada de areia.
Porque tintas funcionam absorvendo luz seletivamente, e não emitindo luz própria. Clica aí e vem entender.
O código binário consiste em zeros e uns. Para armazená-los, você só precisa de algo que também exista em dois estados possíveis – como um ímã.
Conheça esse conceito da filosofia que pode ajudar você a não tomar decisões burras.
Entenda a mecânica por trás do esfrega-esfrega – e por que o pneu faria a folha do seu caderno chorar.
Entenda a lógica de numeração dos status no protocolo HTTP.
Sim. Veja o que a Organização Mundial da Saúde e a legislação brasileira consideram surdez e cegueira totais.
A resposta curta é não. Entenda.
Na antiga tradição helênica, morrer não era de graça: você precisava pagar o último Uber para atravessar o rio Estige.
Sim. Venha ler essa explicação trilegal sobre a moda no Ocidente.
O que conecta a ministra do Planejamento com a região aos pés do Himalaia? Tem a ver com o seu estado natal.
Saiba como escolher as melhores escovas e pastas – e a criar uma rotina para nunca mais deixar o fio dental de lado.
Mais de 700 milhões de pessoas moram em ilhas no mundo. Mas a distribuição é bastante desigual.