Dieta do Japão: Colesterol de menos faz Mal
Dieta de japoneses aumenta risco de hemorragia, pois possui baixo índice de colesterol.
Dizem, talvez com certo exagero, que no Japão de hoje é mais fácil encontrar um hambúrguer do que uma refeição oriental à moda antiga. A troca de hábitos à mesa teve maus efeitos para o perfil de saúde da população: aumentou o nível de colesterol e, conseqüentemente, a incidência de ataques cardíacos entre os japoneses. Mas a mudança parece ter tido também um surpreendente resultado positivo. Segundo recente pesquisa, a adoção de uma dieta rica em gordura animal diminuiu drasticamente os casos de hemorragia cerebral.
De acordo com os pesquisadores, a dieta japonesa à base de peixe e arroz, justamente por ser pobre em colesterol, aumenta o risco das hemorragias. A suspeita condiz com estudos americanos, ainda incompletos, indicando que pessoas entre 40 e 60 anos com baixa taxa de colesterol e pressão alta têm quatro vezes mais chances de sofrer derrames. As razões dessa relação permanecem desconhecidas. Desconfia-se, porém, que a falta de colesterol enfraquece o revestimento dos vasos cerebrais, a ponto de fazê-los romper-se.






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com ícone de árvore e raio, texto OFERTA RELÂMPAGO Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas Superinteressante e Veja, e um celular com aplicativo de notícias](https://beta-develop.super.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif?quality=70&strip=info)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em destaque, acompanhado de um ícone de raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: Super, Veja e uma menor, Guia Quatro Rodas. No canto superior direito, um ícone de árvore estilizada](https://beta-develop.super.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif?quality=70&strip=info)