É verdade que Einstein era mau aluno e não ia bem em matemática?
Só parte disso é verdade
Que era mau aluno – ou pelo menos que tirava notas ruins – é verdade. Que tomou pau em matemática é mentira. “O mito de que Einstein era um aluno medíocre definitivamente não é verdadeiro”, diz o físico Michael Shara, do Museu de História Natural dos Estados Unidos. O fato é que o homem que revolucionou a física simplesmente não se interessava pela escola de seu tempo. Autodidata desde pequeno, Einstein sempre estava à frente do currículo escolar em matemática e física. Por isso, desprezava as aulas. Outra coisa que o desagradava era a pedagogia militarista e autoritária do Ginásio Luitpold, em Munique, na Alemanha, onde ele cursou o equivalente ao nosso ensino fundamental. “Você não vai dar em nada na vida”, chegou a ouvir de um professor na 7ª série.
O famoso “pau” que Einstein levou aconteceu quando ele pleiteou uma vaga na Escola Politécnica de Zurique. Ele tinha 16 anos, dois a menos que a idade média para ingressar na instituição. Apesar de os exames de matemática e física terem impressionado a banca examinadora, suas provas de humanas foram uma negação. Resultado: ele foi reprovado no vestibular. Aceito dois anos depois, Einstein passou raspando nos exames finais. Isso foi em 1900. Cinco anos depois, entre março e maio de 1905, ele bolou três teorias que revolucionaram a física, como a da relatividade especial. O rótulo de “vagal” dava lugar ao de gênio.
[abril-veja-tambem]W3smI3gyMjtpZCYjeDIyOzo2MjM2LCYjeDIyO3RpdGxlJiN4MjI7OiYjeDIyO1F1YWlzIGZvcmFtIG9zIG1haW9yZXMgZXJyb3MgZGUgRWluc3RlaW4/JiN4MjI7fSx7JiN4MjI7aWQmI3gyMjs6OTU3MywmI3gyMjt0aXRsZSYjeDIyOzomI3gyMjtFbSBxdWUgc2l0dWEmI3hFNzsmI3hFMztvIGZvaSB0aXJhZGEgYSBjbCYjeEUxO3NzaWNhIGZvdG8gZGUgQWxiZXJ0IEVpbnN0ZWluIGNvbSBhIGwmI3hFRDtuZ3VhIGRlIGZvcmE/JiN4MjI7fV0=[/abril-veja-tambem]








