Conheça “Emilia Pérez”, principal concorrente do Brasil no Oscar
Concorrente mais forte do brasileiro "Ainda Estou Aqui", a produção francesa está colecionando elogios, prêmios e polêmicas nessa temporada de premiações.

No último domingo (05), a atriz Fernanda Torres ganhou um prêmio inédito para o Brasil: a honra de Melhor Atriz em Filme Dramático do Globo de Ouro, uma das principais premiações do mundo do cinema. Ela foi reconhecida por sua interpretação de Eunice Paiva, a advogada e ativista contra a ditadura militar, que foi responsável pela morte de seu marido, Rubens Paiva.
O filme pelo qual Torres foi premiada, Ainda Estou Aqui, também foi indicado ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira (ou seja, que não é inglês). A produção, dirigida por Walter Salles, perdeu o prêmio para Emilia Pérez, que é o representante da França nessa temporada de premiações.
O Globo de Ouro é o primeiro de uma longa temporada de premiações que vai culminar no Oscar, o maior prêmio do mundo do cinema, no dia 2 de março. Os indicados do Oscar só vão ser divulgados no dia 17 de janeiro, mas tanto Ainda Estou Aqui quanto Emilia Pérez estão entre os pré-selecionados para a categoria de Melhor Filme Internacional, com grandes chances de passar para a próxima fase.
A briga pela estatueta dourada provavelmente vai ficar entre os dois filmes. Emilia Pérez, dirigido pelo francês Jacques Audiard, também saiu do Globo de Ouro com o prêmio de Melhor Musical ou Comédia, se sedimentando como um dos favoritos na corrida. Conheça o principal concorrente do Brasil no Oscar – e as polêmicas que o acompanham.
Amado e odiado
O filme de Audiard é uma produção francesa, mas é falado em espanhol e inglês. Isso porque Emilia Pérez, que ganhou o Prêmio do Júri do Festival de Cannes de 2024, se passa no México. A protagonista, que dá nome ao filme, comanda um grupo de narcotráfico mexicano. Identificada como homem no nascimento, ela realiza a transição de gênero e passa a se chamar Emilia Pérez (interpretada pela atriz trans espanhola Karla Sofía Gascón).
Para conseguir fazer a cirurgia de redesignação sexual e fugir das autoridades e da vida do crime, Emilia conta com a ajuda de Rita, uma advogada interpretada por Zoe Saldaña (Avatar e Guardiões da Galáxia), que venceu Melhor Atriz Coadjuvante no Globo de Ouro. Fechando o elenco principal está a atriz e estrela pop Selena Gomez, que interpreta Jessi, esposa de Emilia antes da transição. Confira o trailer:
O filme é um musical, com músicas compostas pela cantora francesa Camille e trilha sonora original do também francês Clément Ducol. A coreografia foi desenvolvida pelo franco-belga Damien Jalet. Emilia Pérez seria gravado em locação, no México, mas depois Audiard escolheu mudar as filmagens para um estúdio em Paris.
Talvez você já tenha percebido, mas nenhuma das pessoas citadas aqui é mexicana (Gomez é quem chega mais perto, já que seus dois avós paternos nasceram no México). Adriana Paz, que também atua no filme, mas tem um papel secundário, é a única mexicana entre as atrizes.
O filme foi muito elogiado por jornalistas especializados e cineastas de Hollywood, mas a falta de mexicanos nas câmeras e atrás delas, na produção, é uma das principais críticas a Emilia Pérez ecoada por mexicanos, que apontaram visões estereotipadas sobre o México no filme.
Ao Deadline, Rodrigo Prieto, diretor de fotografia mexicano que já trabalhou com Martin Scorsese e Greta Gerwig, se disse chateado com a produção francesa, que parece “inautêntica”.
O filme não chateou só os mexicanos. A GLAAD, ONG dos Estados Unidos contra a difamação de pessoas LGBTQ+ na mídia, afirmou que o filme não é uma boa representação de pessoas transexuais. Há a preocupação de que a forma como a história foi abordada possa reforçar estereótipos sobre pessoas trans, já que Emilia é apresentada como violenta e descrita como “metade ele, metade ela”.
Se você está curioso para conferir o principal concorrente do Brasil e formar a própria opinião, ainda vai precisar esperar mais um pouco. Emilia Pérez chega aos cinemas brasileiros no dia 6 de fevereiro.