Isto é chá
Nem tudo que se mistura à água quente é chá: só esses tipos da matéria. Conheça a bebida mais tomada do mundo.
São 1,4 trilhão de xícaras ao ano contra apenas 584 bilhões de cafezinhos. Chupa, café.
Chá branco
É antioxidante e melhora a imunidade
Apenas brotos de até 2,5 cm da Camellia sinensis e folhas bem jovens são utilizados para este há. É o processo mais delicado e caro de todos. Primeiro, as folhas são secas ao sol, perdem 20% de umidade e o cheiro de grama. Depois, são aquecidas entre 40 e 50 ºC por uma hora.
Chá verde
É antioxidante, melhora a imunidade, fortalece o cabelo, ajuda na perda de peso e diminui pressão e colesterol
Primeiro, as folhas são murchas: perdem 50% da umidade e ficam macias para serem enroladas. Enrolá-las é importante para quebrar a estrutura molecular da folha, impedir a oxidação e preservar o sabor. A seguir, são secas a vapor ou em cestos.
Chá Ooolong
É antioxidante, melhora a imunidade, ajuda na perda de peso e diminui pressão e colesterol
Chá fino chinês. Uma das teorias defende que seu nome vem da expressão “dragão negro”, graças ao seu formato comprido e curvo. É a Camellia semi-oxidada. A produção requer um alto nível de habilidade, porque as folhas são enroladas e soltas uma a uma diversas vezes.
Chá preto
É antioxidante, melhora a imunidade, fortalece o cabelo e ajuda na digestão
China, Índia e Sri Lanka produzem o chá preto tradicional. Nele, as folhas murcham no calor por 18 horas. As menores são peneiradas e separadas. A oxidação gera, então, teofavina e teorubigina, responsáveis pela cor característica. Nesta fase, as folhas ganham também o sabor e aroma específicos do chá preto.
Chá Puerh
Ajuda na digestão, ajuda na perda de peso e dimunui pressão e colesterol
Feito com folhas da região de Yunnan, China. A planta é seca ao sol e comprimida em bolos ou prismas. Maturam por até 50 anos, para que a fermentação gere sabores densos e terrosos.
Leia também:
Chá verde emagrece
Isto não é chá