Fundador da Apple diz que Steve Jobs “não conhecia tecnologia”; novo documentário sobre ele gera polêmica
“Steve Jobs não teve nenhum papel no design do Apple I e II (…). Ele não conhecia tecnologia. Ele nunca projetara nada como engenheiro de hardware, e não conhecia software. Ele queria ser importante, e as pessoas importantes sempre são as pessoas de negócios. Então era isso o que ele queria fazer”, afirma Steve Wozniak, […]
“Steve Jobs não teve nenhum papel no design do Apple I e II (…). Ele não conhecia tecnologia. Ele nunca projetara nada como engenheiro de hardware, e não conhecia software. Ele queria ser importante, e as pessoas importantes sempre são as pessoas de negócios. Então era isso o que ele queria fazer”, afirma Steve Wozniak, co-fundador da Apple ao lado de Jobs, numa surpreendente entrevista em vídeo. Quem conhece a história da Apple já sabia desses fatos (o grande talento de Steve Jobs sempre foi enxergar tendências e tomar decisões, não propriamente inventar tecnologias), mas eles nunca haviam sido expostos de forma tão direta, e até um pouco dura. “O Apple II, aliás, foi o único produto bem-sucedido nos primeiros 10 anos da empresa, e foi feito pelos meus próprios motivos e para mim, antes que Steve Jobs sequer soubesse que ele existia.”
Woz estava falando a uma estudante americana de 14 anos, não a um jornalista, e por isso talvez tenha se sentido mais à vontade para soltar o verbo. As declarações chamam a atenção pela franqueza e também pelo momento – no último final de semana, estreou nos EUA “Steve Jobs: The Man in the Machine”, um documentário que promete mostrar o lado ruim de Jobs e tem gerado polêmica (inclusive a revolta de funcionários da Apple, que chegaram a se levantar e ir embora do cinema na pré-estreia). Veja o trailer:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=SrlPyKxdMX4?feature=oembed&w=474&h=267%5D
LEIA MAIS:
– Novos iPhones têm câmera melhorada – e plano mensal que dá direito a upgrade
– iPad Pro é começo do fim dos notebooks; entenda por quê
– iPhone subiu 78% no Brasil, mas ainda está abaixo do dólar; veja os aumentos
– Primeiro iPhone nem era 3G; veja galeria com todas as versões do aparelho