Novos iPhones têm câmera melhorada – e plano mensal que dá direito a upgrade
Pagando US$ 32, a pessoa receberá um novo aparelho por ano
Os novos iPhone 6S e 6S Plus, apresentados hoje no evento da Apple, são visualmente idênticos aos antecessores, com a diferença de que estão disponíveis em uma nova cor, salmão. Em software, a novidade é o 3D Touch, que permite abrir submenus apontando o dedo para um ícone, sem tocar a tela (como em alguns celulares da Samsung), e também reconhece mais gradações de pressão e tempo de toque, que fazem coisas diferentes. No hardware, as melhorias de sempre (CPU e chip de vídeo mais rápidos, sensor de digitais mais rápido, promessa de 4G e Wi-Fi mais rápidos). Tudo dentro do que se esperava – pelo ritmo que a Apple costuma adotar, 2015 é o ano de uma evolução (versões S), não de uma geração totalmente nova. O destaque é a câmera – que agora é de 12 megapixels e tem um sensor maior. A qualidade de imagem parece bem impressionante. Os preços permanecem os mesmos dos iPhones atuais.
Talvez o mais interessante seja que o novo programa de upgrades criado pela Apple: a pessoa paga uma mensalidade de US$ 32 e pode trocar de iPhone todo ano (sem ter que pagar o valor do aparelho, claro). Por enquanto, o programa é válido apenas nos EUA – mas a Apple anunciou a intenção de expandi-lo para outros mercados.
NOVO APPLE TV
A apresentação também teve um novo AppleTV, que vai custar US$ 150 na versão de 32 GB (ou US$ 200 na de 64 GB). Ele tem um controle remoto que entende comandos de voz -como algumas Smart TVs já fazem- e mostra um descanso de tela animado (como o Chromecast, só que um pouco mais legal). O mais importante é que o foco do AppleTV continua sendo a iTunes Store. Isso é compreensível, a Apple ganha vendendo conteúdo lá, mas um pouco desapontador também. Não houve grandes anúncios de conteúdo, cujos principais parceiros continuam sendo Netflix, HBO e Hulu. Para realmente mudar o mercado de TV, a Apple precisaria fechar acordos com mais empresas de televisão aberta e fechada. O Apple TV também não avança violentamente sobre o mercado de games (os principais anúncios foram uma versão do Crossy Road, um jogo de celular, e o Beat Sports, que lembra os games do Nintendo Wii).
LEIA MAIS
– iPad Pro é começo do fim dos notebooks; entenda por quê
– iPhone subiu 78% no Brasil, mas ainda está abaixo do dólar; veja os aumentos
– Primeiro iPhone nem era 3G; veja galeria com todas as versões do aparelho
– Fundador da Apple diz que Steve Jobs “não conhecia tecnologia”; novo documentário gera polêmica