Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Empresa chinesa clona gato pela 1ª vez no país

A Sinogene, especializada em clonar cachorros, agora cobra 35 mil dólares por uma xerox de felino. Veja o vídeo extremamente fofo da primeira cópia.

Por Maria Clara Rossini
Atualizado em 5 set 2019, 18h54 - Publicado em 5 set 2019, 18h53

Animais de estimação muitas vezes são considerados membros insubstituíveis de suas famílias. Se houvesse uma maneira de trazer o bichinho de volta, por que não? Essa é a premissa da empresa chinesa Sinogene, que já clonou mais de 40 cães. Recentemente, ela lançou o serviço também para gatos – e já tem o primeiro resultado.

Garlic era o nome do gatinho de Huang Yu, um empresário de 23 anos. Ele morreu e foi enterrado em um parque próximo de sua casa. O dono teve muita dificuldade em lidar com a perda, mas viu uma opção na clonagem. Ele voltou ao parque, desenterrou Garlic e colocou o gato na geladeira de sua casa para prepará-lo para a clonagem.

O serviço oferecido pela Sinogene custou 35 mil dólares. O preço é um pouco mais barato do que a clonagem de cachorros, que chega a 53 mil dólares. No começo do ano, a SUPER fez uma reportagem de capa sobre clonagem de cachorros, que aborda o assunto em profundidade – leia aqui.

Sete meses depois, a empresa entregou o novo Garlic ao seu dono.

Continua após a publicidade

Segundo o chefe executivo da empresa Mi Jidong, apesar do valor alto da clonagem, grande parte dos clientes são jovens recém-formados, como o dono de Garlic. “Esses donos veem seus animais de estimação como parte da família. A clonagem de animais atende às necessidades emocionais das gerações mais novas”, disse o executivo à AFP.

Huang Yu diz que a semelhança física entre o novo e o velho Garlic é de 90%. Ele também espera que suas personalidades sejam parecidas. Mas nem sempre é isso que acontece. 

O primeiro gato clonado do mundo foi o CC (um apelido para CopyCat), nascido em 2001. Ele era uma cópia de Rainbow, um gato tricolor. No entanto, CC nasceu com a pelagem de apenas duas cores. Isso acontece porque a cor da pelagem não é definida apenas pelos genes, mas também durante a gestação. Quando cresceu, CC se tornou bem diferente de Rainbow não só na aparência, mas também na personalidade.

Continua após a publicidade

A China estuda a possibilidade de clonar animais em risco de extinção, como os pandas gigantes. De acordo com o jornal chinês Global Times, a Sinogene anunciou que pretende usar inteligência artificial para guardar as memórias do pet falecido e transferi-las ao clone, fazendo com que o comportamento seja mais parecido com o original.

Além da China, a comercialização de animais clonados é permitida em outros países, como os Estados Unidos. Foi lá que a cantora e atriz Barbra Streisand pagou 50 mil dólares para clonar sua cachorrinha, resultando em duas cópias do bicho de estimação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.