Conheça as 6 causas do burnout

O burnout é resultado de estresse crônico no trabalho. Pesquisadores apontam seis fatores que aumentam o risco da síndrome.

Jornadas longas sobrecarregam mente e corpo – e causam até 715 mil mortes por ano devido ao risco aumentado de ataques cardíacos e derrames.

Carga de trabalho excessiva

Assédio, bullying ou exclusão tornam qualquer ambiente insuportável. Relações ruins são gatilhos poderosos para o burnout.

Relações tóxicas

Quando o profissional não tem controle sobre seu trabalho e só obedece ordens, tudo vira repetição mecânica, gerando desmotivação e estresse.

Falta de autonomia

Esforço sem reconhecimento mina a motivação. A sensação de que nada vale a pena aumenta a chance de esgotamento

Ausência de incentivos

Percepção de desigualdade no ambiente de trabalho, como privilégios a alguns, provoca frustração e favorece o surgimento do burnout.

Senso de injustiça

Quando os princípios pessoais e morais do profissional não batem com os da empresa, o trabalho perde sentido e vira fonte de sofrimento.

Incompatibilidade de valores

Burnout não tem uma causa única. É resultado do desequilíbrio entre o que o trabalho exige e o que você pode ou quer oferecer.

Burnout não tem uma causa única. É resultado do desequilíbrio entre o que o trabalho exige e o que você pode ou quer oferecer.