Windows vai abandonar sua famosa tela azul após quase 40 anos
A tela azul de erro apareceu em todas as versões do Windows desde 1985. Agora, a Microsoft decidiu aposentá-la e trocá-la por uma nova "tela preta da morte".
Desde a primeira versão do Windows, sistema operacional desenvolvido pela Microsoft e lançado em 1985, os usuários têm medo da lendária tela azul de erro. Em 1993, o pesadelo ficou ainda mais assustador: esse padrão visual passou a representar um erro crítico no sistema, e não outros erros quaisquer. Os usuários apelidaram o aviso de “tela azul da morte”.
Desde então, a temida tela azul apareceu em todas as versões dos sistemas operacionais da família Windows. Talvez você já tenha encontrado com ela por causa de um problema no seu hardware, como o superaquecimento de algum componente do computador.
Agora, a Microsoft vai aposentar a tela azul. A mensagem de erro crítico vai sumir do Windows 11, a versão atual do sistema operacional da empresa, lançada em 2021. Passará por um rebranding e agora vai virar…”tela preta da morte”.
Confira a nova tela de erro
O novo design para a tela de erro muda de cor e deixa de lado o emoticon triste “:(“, que ajudava a dar um ar simpático para a ideia frustrante de reiniciar o computador . Nas últimas versões, a tela azul também contava com um QR code para dar mais informações sobre o possível problema.
Agora, a Microsoft simplificou tudo: sem QR code, sem carinha chateada, com muito menos texto do que antes. A nova tela preta da morte vai ficar com essa cara aqui:
Numa entrevista para o site de tecnologia The Verge, o vice-presidente de segurança de sistema operacional da Microsoft, David Weston, disse que a mudança é uma tentativa de ter mais “clareza e providenciar informações melhores” para resolver o problema dos consumidores.
A ideia é dizer onde está o erro, em vez de só falar que houve um problema. Dessa forma, eles esperam que possam resolver algumas questões de forma mais rápida e eficiente.
Essa nova tela de erro enxuta deve começar a aparecer nos computadores com sistema operacional da Microsoft mais tarde no inverno, provavelmente entre julho e agosto. Junto da tela preta, os aparelhos também vão ter um novo recurso chamado “Quick Machine Recovery” (em português, “rápida recuperação de máquina”), para restaurar máquinas que não conseguem inicializar.
A nova tela preta da morte e o “Quick Machine Recovery” fazem parte de um conjunto de ações que a Microsoft está tomando para aumentar a segurança e resiliência do Windows depois do apagão cibernético que aconteceu em julho de 2024. Vários computadores com o sistema operacional da empresa ficaram com tela azul depois de uma atualização falha em um software da empresa de cibersegurança CrowdStrike.
Inteligência artificial aprende conceitos básicos da física clássica
Antes de Noé, a arca era redonda
7 lugares turísticos espalhados pelo mundo para entender o Império Romano
Entrevista: o homem que revelou a geometria oculta da natureza

