Viaturas autônomas poderão seguir apressadinhos no trânsito para multá-los
Um carro de polícia que poderia multar sozinho aqueles que ultrapassam os limites de velocidade. Imagina se a moda pega por aqui?
A Ford registrou uma patente para desenvolver carros de polícia autônomos, que seriam capazes de – sem a ajuda de humanos – perseguir motoristas que infringirem os limites de velocidade, com o intuito de aplicar multas.
De acordo com imagens encontradas pela Business Insider, os carros futuristas poderão se esconder da vista dos motoristas humanos, detectar ‘foras da lei’ e, em seguida, persegui-los.
A tecnologia ainda incluirá a possibilidade de detectar se o carro está sendo dirigido de maneira automática ou manual, realizar uma leitura da habilitação do motorista e, se necessário, disparar uma multa remotamente.
Segundo a própria Ford, que tenta registrar a patente desde julho de 2016, a ideia não é substituir policiais – mas ajudá-los com tarefas rotineiras da profissão.
O funcionamento da máquina é consideravelmente simples: cada carro estará equipado com sensores – câmeras e sistemas de laser – que detectariam os infratores. Sozinhas, as máquinas aprenderiam a encontrar bons locais de esconderijo (como atrás de uma árvore, por exemplo), para passarem despercebidos em estradas e rodovias.
Isso, porém, não dispensa a figura humana: um policial ficará dentro do veículo e poderá retomar controle do carro quando necessário. Em sua forma autônoma, porém, a máquina pode perseguir o infrator quando necessário.
O registro da patente, é claro, não garante que estes carros serão efetivamente construídos – mas dá algumas dicas do que o futuro pode vir a ser.