Robôs fofos começam a fazer entregas em cidades europeias
Controladas remotamente, as pequenas máquinas já andam nas calçadas das cidades e, aos poucos, memorizam os caminhos.
Imagine a cena: você abre a porta para pegar a pizza, mas quem está esperando na porta não é um motoboy com um capacete debaixo de um braço – é um pequeno robô. Você pega a a pizza, paga com o cartão de crédito e pronto, a máquina vai embora. Parece coisa dos Jetsons, mas é verdade: já existem máquinas entregadoras – e a empresa que os fabrica, a Starship Technologies, diz que eles vão reduzir os custos e facilitar as entregas.
O entregador high tech tem apenas 30 cm de altura e poderia ser colega da Eve, do filme Wall-e: quadrado, branco e discreto, ele é movido a baterias e anda pelas calçadas da cidade na mesma velocidade das pessoas, para evitar acidentes. Até agora, os robozinhos já percorreram mais de 6 mil km e entregaram para cerca de 400 mil pessoas em Londres, Düsseldorf, Berna e Hamburgo – sem nenhum incidente.
LEIA: O futuro – como ele será: robôs
O processo é simples. Quando a encomenda fica pronta no restaurante, na loja ou no mercado, ela é colocada dentro do robô – onde cabem duas sacolas, mais ou menos. Aí, como se fosse uma Chapeuzinho Vermelho robótica, o pequeno entregador segue pela calçada para a casa do cliente – que é notificado por um aplicativo e já fica esperto, esperando a entrega chegar.
As máquinas são dirigidas remotamente por pilotos humanos, com a ajuda de nove câmeras. Se alguma coisa estiver errada no pedido, o cliente pode reclamar, por um microfone, com a pessoa que estiver dirigindo. A Starship promete que, com o tempo, o caminho da casa de cada cliente será memorizado pelas máquinas – e essas informações serão compartilhadas entre todos os outros robozinhos, para formar uma rede de entrega rápida.
LEIA: EUA desenvolvem robô assassino
A empresa diz que as máquinas cortam gastos: entregar um pacote em Londres atualmente, segundo a Starship, custa em torno de £12 (cerca de R$50), enquanto o robô teria um custo de £1 (R$4,30) por entrega. Mas, para usar os entregadores robóticos, os estabelecimentos precisam pagar uma taxa mensal à Starship – que serve para a manutenção do entregador e para pagar os pilotos -, então não há como ter certeza de que adquirir um deles baratearia os custos de entrega.
A Starship Technologies já construiu 10 robôs entregadores e quer fazer mais 100 até o fim do ano – e mil até o ano que vem. Ele será testado nos EUA ainda em 2016, mas ainda não tem data para chegar ao Brasil.