Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Semana do Cliente: Revista em casa por 9,90

Museu de Miami faz exposição pelo Instagram — e qualquer um pode conferir

Não é preciso viajar para visitar exposições internacionais — existe uma acessível pela tela do seu celular. Veja como fazer.

Por Maria Clara Rossini
Atualizado em 6 ago 2019, 18h20 - Publicado em 6 ago 2019, 18h06

Rolar a timeline do Instagram pode fornecer a sua pequena dose diária de arte. Sendo a rede social que mais trabalha com fotos e vídeos, não é surpresa que os museus e artistas resolvam de apropriar da plataforma para exibir seus trabalhos. Foi o que fez o Bass Museum of Art, localizado em Miami Beach. O museu de arte contemporânea lançou uma exposição que só pode ser vista pelo Instagram — não importa onde você esteja.

O perfil @thebasssquared é descrito como uma galeria em satélite. Sua primeira exposição é chamada “Joyous Dystopia”, que conta com obras de oito artistas. O tema é sobre encontrar humor em ambientes potencialmente perturbadores, mostrando, dessa forma, as visões de mundo dos artistas. A inauguração da mostra foi no dia 31 de julho — quer dizer, quando o primeiro trabalho foi postado.

Ao longo de oito semanas, a galeria irá postar obras feitas especialmente para o ambiente digital, o que inclui vídeos e fotos. E, a cada semana, ela se dedica a um artista diferente. A primeira foi de Rosie Mcginn, que abriu a exibição com a obra “God is a DJ”, em que mistura vídeos de uma orquestra com mixagem eletrônica. Veja o resultado abaixo:

Continua após a publicidade

O objetivo dos organizadores é trazer a arte para o meio em que as pessoas estão mais familiarizadas: as telas do celular. Dessa forma, tentam alcançar o público diferente daquele que normalmente frequenta exposições físicas.

A curadoria foi feita em conjunto com a Daata Editions, uma plataforma online que trabalha diretamente com arte digital. A curadora Leilani Lynch destacou a importância de se criar um novo perfil no Instagram, ao invés de postar as obras no perfil oficial do Bass Museum. A ideia é estabelecer a conta como uma galeria online, voltada somente para exibições.

Esse não é o primeiro museu a adotar estratégias digitais para se aproximar do público. Em 2015, o Los Angeles County Museum of Art ganhou um prêmio por sua conta no Snapchat — que postava imagens das obras do museu com legendas dignas de memes. 

Publicidade

Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente. Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.