Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Kevin Spacey -ele mesmo- inventa tecnologia contra o spam

Protagonista de House of Cards aproveitou as férias para patentear serviço de e-mail que bloqueia desconhecidos

Por Ana Carolina Leonardi
Atualizado em 11 mar 2024, 10h34 - Publicado em 23 Maio 2016, 18h00

Quando não está governando os Estados Unidos e tentando manipular a política em Washington, Frank Underwood joga videogames. O ator que o interpreta, Kevin Spacey, vai mais longe: ele registra patentes de tecnologia.

O protagonista de House of Cards se juntou ao produtor da série, Dana Brunetti, para um projeto inusitado: criar um servidor de e-mail que bloqueia spam e protege sua privacidade. É fácil de imaginar como a ideia surgiu – se nós, reles mortais, já recebemos uma boa dose de e-mails não requisitados, dá para imaginar o pesadelo que é a caixa de entrada de alguém como Spacey.

Foi exatamente isso que aconteceu. Em uma entrevista ao site da revista Variety, Brunetti explicou que Spacey já teve que mudar de e-mail várias vezes, porque seus amigos ou agentes esqueciam de adicioná-lo como cópia oculta – e todos os outros destinatários acabavam tendo acesso ao seu endereço, que eventualmente vazava para o público.

LEIA: Brasil é líder mundial de spam

Com isso, eles começaram a buscar soluções para que só pessoas autorizadas pudessem enviar mensagens. A invenção patenteada pela dupla é um servidor de e-mails que analisa as mensagens e compara o remetente a uma lista de usuários autorizados.

Continua após a publicidade

O método funciona ao contrário dos antispams atuais, nos quais você denuncia um endereço de email por enviar spam e ele entra em uma “lista negra” de remetentes bloqueados. A patente de Spacey trabalha com uma “lista branca”, com remetentes que podem ser autorizados ou desautorizados a qualquer momento. Com isso, não interessa se o endereço de email vazar ou se for “pintado na lateral de um prédio”, como sugeriu Brunetti.

Se Kevin Spacey envia um e-mail para alguém, essa pessoa entra automaticamente na lista de autorizados dele – isso vale para qualquer usuário. Mas se ele recebe um e-mail de um desconhecido, o servidor filtra a mensagem e responde ao remetente que ele não está autorizado a entrar em contato. Nesse caso, a plataforma também oferece a possibilidade do remetente digitar um código de autorização, que pode ser enviado pelo dono do email para os amigos e conhecidos. Segundo a patente, a ferramenta pode ser adicionada a serviços já existentes de e-mail, como o Gmail ou o Outlook.

LEIA: 10 comentários spam mais bizarros já postados no Superlistas​

Mesmo para quem não é celebridade, a invenção permite que o usuário tenha mais controle sobre o tipo de mensagem que recebe – podendo evitar desde propagandas indesejadas até ex-namorados e stalkers. Além de tudo, dá mais segurança aos usuários que clicariam ingenuamente em e-mails com vírus. Quem sabe o maior feito presidencial de Frank Underwood seja banir para sempre anexos como “as fotos da festa ficaram ótimas.exe”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.