Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Abril Day: Super por apenas 4,00

Instagram testa formato de anúncio impossível de pular

Usuários relataram que seus feeds ficaram congelados durante o tempo das propagandas. Entenda.

Por Rafael Battaglia
4 jun 2024, 19h00 •
  • Na TV, dá para mudar de canal na hora do intervalo. Na internet, dá para pular os anúncios. Bem, talvez não.

    Na última segunda-feira (3), porta-vozes da Meta, empresa que controla o Instagram, confirmaram que a plataforma está testando um novo tipo de anúncio que seria impossível de ignorar, segundo relatos de alguns usuários.

    O primeiro a perceber a mudança foi Dan Levy, que postou no X um print da tela do seu Instagram. Na publicação, ele diz que o app congelou a sua tela até que se encerrasse a contagem regressiva do “ad break” (“pausa para os comerciais”, em bom português). Confira:

    No finado Twitter, o novo formato revoltou usuários. No Reddit, também há comentários negativos. Na plataforma de fóruns, aliás, uma publicação detalhou a mensagem do ad break ao clicar no seu botão de informação:

    Continua após a publicidade

    “Ad breaks são uma nova forma de visualizar anúncios no Instagram. Às vezes você talvez precisará assistir a uma propaganda antes de continuar navegando.”

    Ao site TechCrunch, a Meta (que também é dona do Facebook e do WhatsApps) ressaltou que sempre realiza testes de novos recursos que possam gerar valor para os seus anunciantes, e que haverá atualizações caso o novo formato realmente seja implementado. Não dá para saber ainda, porém, se esses testes estão sendo feitos no mundo todo nem exatamente em quais seções do Instagram eles são exibidos.

    Caso a mudança se concretize, o Instagram ficaria mais parecido com a versão gratuita do YouTube, que exibe anúncios impossíveis de pular antes e durante os vídeos. No app do YouTube para televisões, esses comerciais podem chegar a ter 30 segundos de duração. Para eliminá-los, só assinando a versão Premium.

    (Será que o Instagram faria algo do tipo?)

    Continua após a publicidade

    Nos últimos anos, com a adoção de ferramentas como o Stories e o Reels, o Instagram tem se tornado cada vez mais uma plataforma de compartilhamento de vídeos, assim como os rivais YouTube e, sobretudo, TikTok.

    Os anunciantes, claro, seguem como a sua base de faturamento. Em 2021, por exemplo, o Instagram faturou US$ 32 bilhões com anúncios. O YouTube, em comparação, fez US$ 28,8 bi no mesmo período.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

     

     

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas

    ABRILDAY

    Digital Completo

    Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente.
    Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    ABRILDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.