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Instagram testa formato de anúncio impossível de pular

Usuários relataram que seus feeds ficaram congelados durante o tempo das propagandas. Entenda.

Por Rafael Battaglia
4 jun 2024, 19h00

Na TV, dá para mudar de canal na hora do intervalo. Na internet, dá para pular os anúncios. Bem, talvez não.

Na última segunda-feira (3), porta-vozes da Meta, empresa que controla o Instagram, confirmaram que a plataforma está testando um novo tipo de anúncio que seria impossível de ignorar, segundo relatos de alguns usuários.

O primeiro a perceber a mudança foi Dan Levy, que postou no X um print da tela do seu Instagram. Na publicação, ele diz que o app congelou a sua tela até que se encerrasse a contagem regressiva do “ad break” (“pausa para os comerciais”, em bom português). Confira:

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No finado Twitter, o novo formato revoltou usuários. No Reddit, também há comentários negativos. Na plataforma de fóruns, aliás, uma publicação detalhou a mensagem do ad break ao clicar no seu botão de informação:

“Ad breaks são uma nova forma de visualizar anúncios no Instagram. Às vezes você talvez precisará assistir a uma propaganda antes de continuar navegando.”

Ao site TechCrunch, a Meta (que também é dona do Facebook e do WhatsApps) ressaltou que sempre realiza testes de novos recursos que possam gerar valor para os seus anunciantes, e que haverá atualizações caso o novo formato realmente seja implementado. Não dá para saber ainda, porém, se esses testes estão sendo feitos no mundo todo nem exatamente em quais seções do Instagram eles são exibidos.

Caso a mudança se concretize, o Instagram ficaria mais parecido com a versão gratuita do YouTube, que exibe anúncios impossíveis de pular antes e durante os vídeos. No app do YouTube para televisões, esses comerciais podem chegar a ter 30 segundos de duração. Para eliminá-los, só assinando a versão Premium.

(Será que o Instagram faria algo do tipo?)

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Nos últimos anos, com a adoção de ferramentas como o Stories e o Reels, o Instagram tem se tornado cada vez mais uma plataforma de compartilhamento de vídeos, assim como os rivais YouTube e, sobretudo, TikTok.

Os anunciantes, claro, seguem como a sua base de faturamento. Em 2021, por exemplo, o Instagram faturou US$ 32 bilhões com anúncios. O YouTube, em comparação, fez US$ 28,8 bi no mesmo período.

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