Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

EcoVeículo: uma combinação perfeita entre economia e eficiência

Tecnologia e muita criatividade levaram uma equipe de estudantes a dar vida a diversos protótipos, que usam motor elétrico, gasolina e etanol

Por Abril Branded Content
16 nov 2016, 11h53

Você sabia que os carros respondem por 90% da poluição do ar em São Paulo? É o que mostram as análises da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Só na capital rodam mais de 7 milhões de veículos e a cada ano esse número cresce.

Respirar um ar tão poluído corresponde a fumar, por ano, uma média de 1 460 cigarros. Os problemas não param por aí: as doenças causadas pela poluição custam cerca de 1 bilhão de reais ao ano em tratamentos. E, mesmo assim, as mortes chegam à casa dos 4 600 a cada ano.

Esse cenário tem tudo para melhorar com iniciativas como a dos estudantes de engenharia da Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais. Eles criaram a equipe EcoVeículo e desenvolveram protótipos de carros projetados para percorrer longos percursos com uma quantidade mínima de combustível. “Nossa real preocupação é fazer um bom uso da energia que temos disponível e desperdiçá-la o mínimo possível”, diz o estudante Pedro Henrique Mota.

O resultado da criação de vários protótipos e da mistura de criatividade e paixão, que já dura dez anos, é expressivo: a equipe participa da Shell Eco-marathon Americas desde 2012. Em 2014, ficou na terceira colocação, com o protótipo elétrico. Este ano o grupo participou da primeira etapa da Shell Eco-marathon Brasil 2016 como a única equipe com presença nas três categorias (gasolina, etanol e bateria) e foi o vencedor entre os protótipos movidos a bateria elétrica.

Só para você ter uma ideia do tamanho da economia que essa galera quer alcançar: enquanto, com um litro de gasolina, um carro percorre até 9 quilômetros, a equipe espera, com um de seus protótipos, rodar 200 quilômetros.

Continua após a publicidade

Shell_EcoVeículo

A leveza do protótipo é fundamental para sua eficiência. Isso porque ele vai precisar de menos energia para ganhar velocidade, uma vez que o atrito com o ar é menor. Esse fator é tão importante que até o peso do piloto conta.

Shell_EcoVeículo

Continua após a publicidade

Os protótipos a combustão (etanol e gasolina) podem atingir até 40 km/h. Já os elétricos, 30 km/h. Atualmente, o novo motor elétrico tem uma arranca muito maior do que o anterior.

Shell_EcoVeículo

As rodas de alumínio utilizadas nos protótipos são as mesmas instaladas em bicicletas. Os pneus são de ciclismo, escolhidos a dedo para fornecer maior eficiência, diminuindo o atrito com o solo.

Continua após a publicidade

Shell_EcoVeículo

Nos protótipos elétricos, o piloto fica quase deitado. No pé esquerdo, o pedal aciona o freio das rodas dianteiras. No lugar do volante há uma espécie de guidão, onde estão instalados o botão de liga e desliga e uma alavanca que freia a roda traseira.

Shell_EcoVeículo

O protótipo movido a bateria elétrica da equipe EcoVeículo tem 1,90 m de comprimento, 55 cm de largura e 46 cm de altura (sem as rodas). Pesa 35 quilos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.