Astronautas ganham novo aparelho de ginástica
Com o tamanho de uma caixa de sapatos, máquina promete compensar os efeitos da microgravidade
Você pode não imaginar, mas, a milhares de quilômetros de altura, uma academia está sobrevoando você. Isso porque dentro da Estação Internacional a Nasa guarda alguns equipamentos de ginástica para manter seus astronautas em forma. Legal, ali, por ser uma mega estrutura, não há problemas em colocar grandes dispositivos. O problema é que essa parafernalha é muito grande para as compactas naves que visam exploração espacial. Pensando nisso, a agência criou seu mais novo brinquedinho: uma caixa que ajuda na malhação do espaço.

O nome do novo dispositivo-maromba-do-espaço é engraçadinho: Ioiô Cinético, isso por que o exercício consiste justamente em um vai e volta. De uma base, do tamanho de uma caixa de sapatos, sai um cabo preso a uma barra. O astronauta, então, puxa a barra que, ao ser esticada, ativa um motor que a puxa de volta, fazendo o malhador em questão se esforçar para conseguir trazer a barra de volta para si. É um cabo de guerra espacial.
O ponto é que no espaço é muito mais dificil malhar. Basta imaginar uma cena de levantamento de peso: uma pessoa (visivelmente musculosa) se agacha, e usa toda sua força para erguer uma barra de ferro com discos pesando centenas de quilos nas extremidades. Pausa. Agora imagine essa cena no espaço. O esforço é bem menor- a barra simplesmente não pesa, um simples toquinho e ela sairia decolando pelos ares. Bem melhor né? Mais ou menos. A facilidade excessiva desacostuma seu corpo, e dentro de alguns meses seus músculos sentem as consequências. O astronauta Scott Kelly, por exemplo, ficou um ano fora de Terra e voltou com o coração menor. E olha que não ficou parado, Kelly tinha uma intensa rotina de exercícios (corria em uma esteira e uma bicicleta adaptadas).
LEIA: Nave Juno envia primeira foto da órbita de Júpiter
Na prática, o ioiô reduz bastante o tamanho e o peso utilizados atualmente. Os equipamentos que os astronautas de hoje usam para malhar somam mais de 1800 kg e ocupam 24 m³. A nova invenção só pesa cerca de 9 quilos. “É um dispositivo ultracompacto, leve que une necessidades médicas e esportivas que temos para missões na Orion (a nova, e compacta nave da Nasa, que será usada em longas missões espaciais)”, afirmou Gail Perusek, vicegerente de projeto do Programa de Pesquisa para equipamentos visando exercícios, da Nasa.
O dispositivo foi desenvolvido por uma empresa de engenharia localizada em Ohio chamada Zin Technologies of Middleburg Heights, e permite que o astronauta puxe uma carga de até 181 quilos. Para isso, ele ficará deitado, como mostra a imagem abaixo, e dependendo da forma como puxar a barra, conseguirá treinar tanto a parte inferior quanto a superior de seu corpo

O aparelho deve ir ao espaço na primeira missão tripulada a bordo da Orion, a EM-2, que planeja explorar o espaço além da Lua. O evento deve rolar na metade da década de 2020. Enquanto isso, o Ioiô já tem até apelido oficial: “Rocky”, homenageando o boxeador vivido por Sylvester Stallone – ainda não se sabe, no entanto, se os astronautas ouvirão Eye of the Tiger enquanto treinam.
Como aves respiram em altitudes tão elevadas?
Canto antecipado, comida no lixo, ninhos em prédios: pesquisas mapeiam adaptações de aves que vivem em cidades
Tech: os 4 produtos mais interessantes de dezembro de 2025
As “substâncias eternas” estão por toda parte – e podem ser tóxicas. Como combatê-las?
Como nasce um escape room? Entenda a engenharia secreta por trás das salas





