3 notícias sobre: a Tesla e seus carros autônomos
Hype à parte, o fim dos motoristas ainda está distante. Veja por quê.
![Ilustração do interior de um carro Tesla, com uma câmera no retrovisor e uma carinha malvada no painel.](https://beta-develop.super.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/07/SI_429_Novas_Tesla_site.jpg?quality=90&strip=info&w=1024&h=682&crop=1)
Elon Musk exagera, diz funcionário
“A Tesla está no nível 2 [de automação]”, admitiu CJ Moore, um dos engenheiros da empresa, ao governo da Califórnia. Em janeiro, Musk declarou que os carros da marca seriam capazes de alçancar o chamado nível 5, em que o veículo consegue dirigir sozinho em qualquer circunstância, sem nunca precisar de ajuda humana, até o fim deste ano.
Modo autônomo ainda é precário
A função Full Self Driving, cuja versão beta já está funcionando em alguns Tesla, está longe do nível ideal. Isso foi demonstrado pelo dono de um deles, que recebeu o recurso em seu carro e postou um vídeo no YouTube. O veículo até começa dirigindo bem, mas acaba se confundindo – e quase causa dois acidentes.
Carro precisa vigiar motorista com câmera
O Model 3 e o Model Y vão usar sua câmera interna, que fica no espelho retrovisor central, para vigiar o motorista quando o modo Autopilot, de direção semiautônoma, estiver ativado. O objetivo é ver se a pessoa está prestando atenção ao trânsito (algo essencial, já que o veículo não é totalmente capaz de se dirigir sozinho).