Empresários do Vale do Silício investem milhões em fármacos e terapias para combater o envelhecimento. Mas novas pesquisas mostram que a expectativa de vida humana está chegando a um teto — e que os sistemas de saúde e previdência mundo afora não estão prontos para garantir bem-estar à população mais velha. Entenda a real sobre o sonho de viver para sempre.
Após alguns séculos de vida, nada mais é novidade, nenhum acontecimento é raro o suficiente para ser especial. “Não há coisa que não esteja como que perdida entre incansáveis espelhos."
Faz milênios que conflitos militares culminam com a aniquilação de cidades inteiras. As destruições recentes de Gaza, Mariupol e Aleppo reacendem, na ONU, a discussão sobre tornar o domicídio – “morte dos lares”, em latim – oficialmente um crime de guerra.
Os EUA anunciaram que irão instalar mísseis na Alemanha. A Rússia promete responder posicionando armas nucleares em Kaliningrado, seu enclave no mar Báltico. Entenda por que, após décadas de relativo equilíbrio, as duas potências voltam a travar uma corrida armamentista.
Não muito: a Terra gira só 1,7 milissegundo mais devagar a cada século. Mas nossa percepção subjetiva é outra história. Entenda por que os anos dão a ilusão de encurtar conforme envelhecemos – e por que o mundo contemporâneo nos faz montar cronogramas até para nossos momentos de ócio.
O chá psicodélico gera um fluxo crescente de turistas gringos ao Brasil e está se revelando uma terapia útil contra a depressão. Mas esse boom de popularidade vem com a apropriação desrespeitosa da cultura dos povos da Amazônia. Fomos à floresta entender essa polêmica.
Durante metade da história do Brasil, mal se falava português por aqui. Colonizadores, indígenas, africanos e mestiços conversavam na chamada “língua geral” – uma variedade do tupi, que, com o tempo, foi fortemente influenciada pelos europeus. Apesar de dominar o dia a dia da Colônia por quase três séculos, ela acabou esquecida – mas pesquisadores e ativistas tentam conservar a sua última descendente, ainda falada no interior da Amazônia.
A NexFundAI parecia só mais uma cripto. Mas fazia parte de um plano para flagrar uma quadrilha online.
Processo usa calor e bactérias – e talvez possa alimentar os tripulantes de longas missões espaciais no futuro.
Reserva que abastece 90 milhões de pessoas corre risco, aponta estudo.
Colônia responde a estímulos externos – e faz “estrela-do-mar" andar.
A órbita da Terra está repleta de entulho – e isso está piorando.
A manchete correu a internet, espalhando preocupação. Mas, na verdade, não há motivo para isso. Entenda por quê.
Um coach argentino e sua pirâmide, a vida de Ayrton Senna, o pior vizinho do mundo - e a possível identidade do criador do bitcoin.
Indiana Jones no Xbox, M.C. Escher num game da Netflix, a vida de uma formiga, o futuro do mundo - e as maiores reportagens de um grande jornalista.
Ele tem funções úteis e faz medições corretas – com duas exceções. Veja o que descobrimos ao testar o anel inteligente da Samsung.
Aquele soninho no meio de um expediente chuvoso não é sua culpa. Não é a gente que diz, é a ciência.
Será que esta resposta está redondamente enganada?
A louca história do doce começa com uma flor do pântano e uma pastilha de garganta do Egito Antigo.
Na hora de votar, é melhor não pensar só no indivíduo.
Os neutros são poucos. Entenda a origem dessa classificação.
Qual produto usar no guarda-roupa? De quanto em quanto tempo travesseiros devem ser trocados? Veja algumas dicas do Dr. Bactéria.
Quais os graus de separação entre o rei da Macedônia e o ministro do STF? Spoiler: tem Elon Musk no meio.
Na verdade, são mais de cem sistemas de escrita distintos. Mas eles podem ser classificados como alfabetos, silabários, abugidas, abjads ou logogramas.