USP lança plataforma de cursos de extensão. Veja como se inscrever.
A USPex reúne mais de 200 cursos online e presenciais, além de atividades gratuitas oferecidas em todos os campi do estado.
Não é preciso passar no vestibular para estudar na USP. A Universidade de São Paulo oferece cursos de extensão que vão além da graduação, como MBA em áreas das ciências humanas, exatas e biológicas. Alguns exemplos são os cursos em economia, marketing, gestão e tecnologia da informação.
Esses cursos não são novidade, mas agora a universidade facilitou o acesso e inscrição a eles por meio de uma plataforma chamada USPex (USP Extensão). O site reúne mais de 200 cursos e atividades de extensão. Você pode acessá-la aqui.
Os cursos são divididos em quatro modalidades: especialização, com o objetivo de qualificar profissionais qualificados em uma área específica; aperfeiçoamento, que visa aprofundar o conhecimento em algum campo de estudo; atualização, focado no progresso recente em determinada área; e difusão, cujo objetivo é divulgar conhecimentos à comunidade.
Já as atividades são divididas em prática profissionalizante, programa de atualização e residência – o que inclui, por exemplo, a residência médica.
Quem já tem graduação em veterinária, por exemplo, pode aplicar para fazer aulas de atualização em patologia gratuitamente. Já para fazer o curso de análise de dados em R não é preciso ser formado em uma área específica.
Os pré-requisitos podem ser encontrados na página de cada curso, assim como a duração e o valor de cada um deles. No site, é possível filtrar os cursos em gratuitos ou pagos, presenciais ou à distância. Os cursos presenciais ocorrem nos campi da USP em São Paulo, São Carlos, Ribeirão Preto, Lorena, Bauru, Piracicaba e Pirassununga.
As inscrições ocorrem na página de cada curso. O processo seletivo e critérios de seleção variam, assim como o número de vagas disponíveis.
O USPex foi desenvolvido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da universidade em parceria com o Pecege, que é responsável pelos cursos de MBA da USP. A ideia é ampliar a divulgação dos cursos e facilitar as inscrições.