Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Pesquisadores terão acesso gratuito a ferramenta de monitoramento de documentos públicos

Cientistas que se inscreverem até dia 31 podem garantir entrada na Legislatech, uma ferramenta que facilita a busca por documentos do poder público.

Por Leo Caparroz
28 mar 2024, 19h00

Para quem tem como missão ficar de olho no que está rolando no poder público – como jornalistas e pesquisadores –, não se perder em meio a tanta informação é missão quase impossível. É difícil acompanhar a quantidade de documentos que circulam por Brasília e filtrar quais interessam – vai ter coisa que vai passar.

O projeto Ciência Monitorada, uma iniciativa do site Núcleo Jornalismo com apoio do Instituto Serrapilheira e parceria com a Agência Bori, pretende facilitar esse trabalho – pelo menos para os cientistas.

Até dia 31 de março, pesquisadores vinculados a universidades e instituições de ensino e pesquisa podem se inscrever para ter acesso gratuito à ferramenta Legislatech. O serviço facilita o monitoramento de documentos públicos brasileiros e permite acompanhar dados de diferentes órgãos, como Câmara dos Deputados, Senado Federal, Supremo Tribunal Federal, Diário Oficial da União, entre outros.

Geralmente, o plano anual da ferramenta custa a bagatela de R$ 500 reais. O projeto vai bancar integralmente os 12 meses de acesso para os pesquisadores inscritos. 

As inscrições podem ser feitas neste link. Para serem aprovados, os perfis cadastrados precisam ter um e-mail institucional válido e vinculado a uma universidade ou instituição de pesquisa. Após a comprovação dos cadastros, cada pesquisador terá o acesso liberado, em até uma semana, para usar a ferramenta. 

Continua após a publicidade

Os participantes do Ciência Monitorada poderão escolher até 20 termos diferentes para acompanhar e pesquisar em documentos públicos do poder legislativo, executivo e judiciário existentes. Para cada documento encontrado que menciona um desses termos, os participantes receberão um alerta por e-mail. 

Para começar a ter acesso aos documentos, basta escolher os termos desejados para monitoramento, os órgãos de interesse e a periodicidade para receber os alertas com os resultados – imediatamente, diariamente ou semanalmente.

Além disso, é possível acessar todos os documentos no painel de dados da plataforma e filtrar a busca por órgãos, período ou palavra-chave.

Continua após a publicidade

Atualmente, a Legislatech monitora a Câmara dos Deputados, Senado Federal, Supremo Tribunal Federal, Diário Oficial da União, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e de Minas Gerais, Tribunal de Justiça da Bahia, entre outros.

Além de permitir o monitoramento de dados pelos pesquisadores, o Ciência Monitorada também divulgará os termos mais acompanhados pelo projeto e os respectivos documentos encontrados em um painel público. A ideia é permitir que a população acompanhe o que a comunidade científica brasileira está pesquisando em documentos dos órgãos públicos. 

“O Ciência Monitorada vai potencializar a capacidade da comunidade científica de qualificar os debates em torno de políticas públicas brasileiras, facilitar a participação ágil da academia em questões de interesse público e melhorar o mapeamento de impactos das pesquisas desenvolvidas”, explica a gerente de operações do Núcleo, Jade Drummond. Além disso, a base de dados coletados com o projeto pode servir como importante insumo para o desenvolvimento de novas pesquisas acadêmicas no Brasil. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.