Manual: como não fazer feio nos jogos de bilhar
Os dias de errar a bola branca acabaram. Confira algumas dicas e truques para a hora da tacada.
![Ilustração de uma pessoa posicionando o taco para bater na bola branca no bilhar.](https://beta-develop.super.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/SI_435_ORCL_Manual_site.png?w=1024&h=682&crop=1)
A tacada
![SI_435_ORCL_Manual_01 Ilustração de uma pessoa posicionando o taco para bater na bola branca no bilhar.](https://beta-develop.super.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/SI_435_ORCL_Manual_01.png?&w=1024&crop=1)
Apoie a mão na mesa a um palmo de distância da bola branca. Faça uma concha não muito alta e erga o polegar. Mova só o antebraço na hora da tacada – o braço permanece imóvel. Esse movimento de pêndulo dá firmeza. Incline-se e toque o queixo no taco. É um ponto de apoio extra, que ajuda na mira.
A bola branca
![SI_435_ORCL_Manual_02 Ilustração de uma bola de bilhar branca, com marcação dos horários: 12h, 3h, 6h e 9h.](https://beta-develop.super.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/SI_435_ORCL_Manual_02.png?&w=1024&crop=1)
Pense nela como um relógio. Se você acertar o taco em cima (12h), a bola branca continuará sua trajetória depois de atingir a colorida. Se acertar embaixo (6h), ela voltará na sua direção após o impacto. Bater nas laterais (3h e 9h) faz ela pegar efeito para a direita ou esquerda. Existem bolas de treino com essas marcações.
Hora de encaçapar
![SI_435_ORCL_Manual_03 Ilustração de duas bolas perto da caçapa da mesa de bilhar.](https://beta-develop.super.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/SI_435_ORCL_Manual_03.png?&w=1024&crop=1)
Encontre o “ponto de morte” – a região da bola colorida que você precisa acertar para que ela vá em direção ao buraco. Para fazer isso, trace uma linha imaginária entre a bola e o centro da caçapa. Use o taco para ajudar. Assim, você saberá se precisará acertar em cheio no meio da bola ou se deverá mirar um pouco mais para o lado.
Para fazer tabelas
![SI_435_ORCL_Manual_04 Ilustração de uma mesa real de bilhar e outra imaginária.](https://beta-develop.super.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/SI_435_ORCL_Manual_04.png?&w=1024&crop=1)
O jeito mais fácil é empregar a técnica do espelho. Tente visualizar uma mesa imaginária, que seja um reflexo da mesa de verdade. Ao traçar uma linha entre a bola branca de verdade com a bola colorida imaginária, você encontrará o ponto da mesa em que a bola colorida precisa bater.
Não confunda os nomes
-Bilhar é um nome genérico, em português, para qualquer modalidade jogada em mesas com bolas e tacos. Equivale a falar em “jogos de baralho”, que podem ser vários: truco, tranca, buraco etc.
-A sinuca brasileira usa uma bola branca e sete coloridas. Cada uma delas vale de um a sete pontos. Se você tentar encaçapar fora da ordem para pontuar mais, e errar, será penalizado.
-O mata-mata é a modalidade em que um grupo precisa encaçapar suas bolas sem tocar nas do outro. Há variações como o Mata-8, em que a bola 8 fica por último e os dois grupos precisam encaçapá-la.
-O snooker envolve 12, 16 ou 21 bolas conforme o tamanho da mesa. Elas valem de um a sete, igual na sinuca, a diferença é que existem diversas bolas de um ponto – as vermelhas.
Fontes: Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca; tutoriais dos atletas profissionais Silvia Taioli e Noel Rodrigues Moreira, no YouTube.