Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Granada da 1ª Guerra foi encontrada em carregamento de batatas na China

O explosivo saiu da França, foi transportado até Hong Kong e não explodiu. Seu destino final era uma fábrica de salgadinhos.

Por Rafael Battaglia
12 fev 2019, 18h20

A França enviou uma granada camuflada para a China. Mas calma: não foi um ato de guerra ou coisa do tipo, e sim uma infeliz confusão. No início de fevereiro, uma bomba de mão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi encontrada em Hong Kong em meio a um carregamento de batatas vindas do país europeu.

O explosivo, enferrujado e cheio de terra, foi confundido com os tubérculos e enviado junto com as outras batatas. O destino final era uma fábrica de salgadinhos chamada Calbee Four Seas Company, mas a máquina de controle de qualidade da empresa detectou a bomba antes que ela fosse parar na linha de produção das batatas chips.

A polícia de Hong Kong foi chamada para desativar a granada, que estava em condição instável devido ao tempo desde que ela foram “plantada”. O artefato foi desarmado utilizando uma técnica com água em alta pressão. Veja no vídeo abaixo:

O objeto tinha cerca de 8 centímetros de largura e pesava 1 quilo – o mesmo tamanho de uma batata, mas bem mais pesado. A granada tinha origem alemã e, provavelmente, era um modelo chamado Kugel, desenvolvido em 1913 e que foi deixado pra trás pelas tropas do exército da Alemanha.

Continua após a publicidade

“Muitas granadas de mão são deixadas para trás durante os bombardeios, quando uma trincheira inteira é enterrada”, disse ao The New York Times Kwong Chi-man, historiador militar e professor assistente de história da Hong Kong Baptist University.

Não é a primeira vez que Hong Kong precisou lidar com esse tipo de problema. Em 2018, a polícia local desarmou três bombas dos EUA usadas na Segunda Guerra Mundial. Elas pesavam meia tonelada cada e foram achadas em um distrito residencial que precisou ser evacuado da noite pro dia. Em 2014, outra bomba americana foi detonada. Ela pesava uma tonelada.

Granadas e outros tipos de bombas, mesmo com o passar do tempo, são perigosas. Apesar da degradação causada pela água e pela oxidação, o mecanismo explosivo às vezes permanece intacto. Na próxima, talvez seja melhor que os fazendeiros franceses façam a colheita com detectores de metal. Só por precaução.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.