Como se comportar à mesa
Qual das taças é a de água? Qual o jeito certo de segurar o garfo? E o que fazer ao derrubar algo? Veja como manter a etiqueta à mesa numa refeição chique
1. Não mude de lado
Não interessa se você é destro ou canhoto: segure a faca sempre com a mão direita, e o garfo com a esquerda. Não troque os talheres de mão na hora de cortar a comida.
2. Cuspa direito
Precisa cuspir algo, como um caroço? Usando a mão, faça uma conchinha cobrindo sua boca – e cuspa dentro dela. Ponha o caroço no canto do prato.
3. É ok repetir
Tudo bem se servir da comida mais de uma vez. Fica até mais elegante do que pegar um montão de uma vez só.
4. O segredo da sopa
Não assopre nem mexa líquidos quentes. Deixe-os esfriar naturalmente. Ao tomar sopa, segure a colher de lado e incline-a para derramar o líquido na boca (não sugue o líquido).
5. O guardanapo
Coloque-o no colo, cobrindo as pernas até os joelhos. Na hora de levantar, deixe-o à esquerda do prato – sem dobrar.
6. Quanta comida?
Não existe uma quantidade mínima de comida (se você come pouco, pode pegar pouco). Mas há um limite máximo: nunca preencha mais de 30% do prato.
7. O dilema dos cotovelos
Se a refeição for bem informal, é aceitável apoiar os cotovelos na mesa – mas só antes de a comida ser servida. Em ocasiões formais, nunca faça isso (deixe apenas os antebraços apoiados). Mantenha as mãos paradas enquanto estiver mastigando.
8. O sal
Tudo bem dar o saleiro direto na mão de outra pessoa (não é feio e não fará vocês brigarem, como diz a crendice popular).
Saiba qual é qual
Sempre comece de fora para dentro. Os talheres mais distantes do prato são os que devem ser usados primeiro. Sobre as taças: a maior é a de água, a média é a de vinho tinto, e a menor é a de vinho branco.
Corte certo
Use a faca apenas para cortar carnes e aves ou algum alimento duro. Pratos macios, como massas e omeletes, sempre devem ser partidos com o garfo.
Deixe os talheres alinhados
Terminou? Deixe os talheres paralelos, como se indicassem meio-dia num relógio – e com as pontas apontadas para dentro, ou seja, para você. A serra da faca também deve ficar virada para dentro.
Saia justa
Ih, caiu
Derrubou algo na mesa ou no chão? Peça desculpas uma vez, apenas, e não fique se lamentando (é pior). Deixe o garçom ou o anfitrião limpar.
Verdura ou fiapo
Preso nos dentes? Se for nos dentes laterais, não faça nada. Se for nos da frente, peça licença e vá ao banheiro.
Comida ruim
É feio deixá-la no prato. Mas se estiver incomível, disfarce. Mastigue bem devagar e finja estar comendo até que todos terminem.
Fontes: Ligia Leite e Danielle Stipp, consultoras de etiqueta; A mesa: arranjo e etiqueta, de Esther Soares e Maria Falcão.