Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Bayern e Borussia: qual a origem dos nomes dos times alemães?

Potências do futebol ajudam a entender um pouco mais sobre a criação do país. Confira.

Por Rafael Battaglia
Atualizado em 4 jul 2025, 14h26 - Publicado em 3 jul 2025, 18h00

Dois dos maiores times da Alemanha, Bayern de Munique e Borussia Dortmund avançaram para as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O Bayern mandou o Flamengo para casa após um 4 a 2 nas oitavas. Já o Borussia eliminou o mexicano Monterrey por 2 a 1

A nova fase do torneio começa nesta sexta (4), mas os alemães só jogam no sábado: o Bayern enfrenta o PSG; o Borussia, o Real Madrid. Só jogão.

Palmeiras e Fluminense, os brasileiros que restaram na Copa, estão do outro lado da tabela. Pegam os alemães apenas numa eventual final. Não custa sonhar…

Fundado em 1900, o Bayern é o time mais vencedor da Alemanha. São 34 campeonatos nacionais (dez deles consecutivos, de 2013 a 2023) e seis Champions League, o maior troféu de clubes do futebol europeu.

O Borussia é o segundo maior vencedor, mas a diferença é grande. São oito campeonatos mundiais e uma Champions, conquistada em 1997.

Continua após a publicidade

Munique é a capital do estado de Bayern, que em latim é “Bavaria”. Aqui no Brasil, nos acostumamos chamar de “Baviera” – provavelmente, por influência da versão francesa da palavra, “Bavière”. Mas há quem chame de “Bavária” também.

Segundo o escritor Sergio Rodrigues, especialista em etimologia, “Bavaria” pode ter vindo dos “boios”, povo celta que vivia na região antes de ela ser anexada pelos romanos. “Boios”, diga-se, também pode estar por trás da origem de “Boêmia”, região da República Tcheca, que faz fronteira com a Baviera.

Durante boa parte do século 19, a Baviera foi um reino independente. Mas tudo mudou em 1871, quando ela se uniu a outras três monarquias para formar o Império Alemão.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Quem liderou a unificação foi o maior dos reinos, a Prússia, fundada no século 16 e que chegou a dominar boa parte do centro da Europa, na atual região norte da Alemanha. E é de “Prússia” que vem “Borussia”.

A Prússia era um estado com bastante autonomia dentro do Império. Mas tudo mudou após a derrota na Primeira Guerra Mundial. A Alemanha virou uma república e, após tratados internacionais, perdeu territórios que antes eram da Prússia.

Continua após a publicidade

Durante o governo de Hitler, a Prússia perdeu independência. E, na reestruturação alemã depois da Segunda Guerra, ela foi oficialmente abolida. Dortmund é hoje uma das grandes cidades da Renânia do Norte-Vestfália, um dos estados que nasceu com a dissolução da Prússia.

Seria o Borussia Dortmund um time nostálgico, com sentimentos nacionalistas por um reino que não está mais aqui? Não necessariamente. Primeiro porque o time nasceu em 1909 – a Prússia ainda existia. E é provável que o nome seja uma homenagem a uma cervejaria chamada “Borussia” que havia na região.

Uma última curiosidade: na Alemanha, outro time tradicional é o Bayer Leverkusen. Mas ele não fica no estado da Baviera (Leverkusen também é de Norte-Vestfália) . “Bayer”, nesse caso, vem da gigante farmacêutica alemã de mesmo nome, que no começo do século 20 ajudou a financiar a criação do time, formado por funcionários da companhia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.