Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Aplicativo HelpMe ajuda a denunciar abusos no transporte público

Ferramenta permite gravação de vídeos, fotos e áudios para alertar situações de risco

Por Pâmela Carbonari Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2024, 14h37 - Publicado em 27 abr 2017, 18h49

Se você faz parte dos 3,7 milhões de passageiros que usam o metrô de São Paulo ou dos 2,7 milhões que diariamente pegam os trens da CPTM, já deve ter presenciado ou ter medo de que aconteça alguma situação de assédio sexual – principalmente se for mulher.

Denunciar esse tipo de comportamento é fundamental, mas nem sempre é possível alertar as autoridades responsáveis, muito menos se você estiver em um vagão lotado no horário de pico.  Pensando nisso, o desenvolvedor Renato Sanches criou o HelpMe, um aplicativo para ajudar homens e mulheres a reportarem situações incômodas ou desrespeitosas nos metrôs e trens da capital paulistana.

“Temia por mim, pela minha mãe, minha irmã e minha namorada. Sabia que existia uma central de denúncia, mas nem todo mundo tem o número. Quando as pessoas estão em pânico, perdem a reação, ficam perdidas e dificilmente conseguem contato com alguém que possa ajudá-las”, conta Sanches, de 27 anos, que desenvolveu a ferramenta sozinho e vem fazendo melhorias desde setembro de 2015.

Além de casos de assédio e abuso sexual, o HelpMe também serve para reportar outros problemas bastante recorrentes no dia a dia dos transportes públicos, como uso indevido de assentos preferenciais, roubos, furtos ou vandalismo.

Para enviar um pedido de socorro urgente à central de denúncias do metrô ou da CPTM, basta que a vítima de abuso entre no app e clique na opção “Enviar SMS para o Metrô” ou “Enviar SMS para a CPTM”, já que são números diferentes.  Em seguida, aparecerá na tela uma mensagem padrão “ESTOU SOFRENDO ABUSO”.

Continua após a publicidade

Há também a opção de acionar uma sirene no celular para inibir comportamentos inadequados e chamar a atenção dos outros passageiros do vagão.

02
(HelpMe/Reprodução)

O serviço de mensagens do metrô e da CPTM da capital paulistana já existia, mas o aplicativo agilizou o pedido de ajuda. “Se você fosse enviar o SMS manualmente, teria mais de seis etapas para cumprir, com o HelpMe aberto no celular são apenas duas”, explica Renato.

Continua após a publicidade

Para os casos em que o usuário tiver mais tempo, existe uma opção detalhada para indicar na mensagem o número da linha, sentido, próxima estação, motivo do pedido de ajuda e número do carro – sendo esses dois últimos não obrigatórios.

 

SMSDetalhado
(HelpMe/Reprodução)
introiOS05
(HelpMe/Reprodução)
Continua após a publicidade

A novidade é que a nova versão permite tirar e compartilhar fotos, vídeos e áudios para pedir socorro e ajudar no reconhecimento dos suspeitos. Além disso, o aplicativo ganhou funcionalidades que não são apenas para notificar infrações no transporte, mas para auxiliar o fluxo de passageiros:  ferramentas para consultar a situação das linhas, compartilhar os boletins com amigos e gerar atestados oficiais para justificar atraso. E para os dias em que houver muitos problemas de circulação e o usuário desistir do transporte público, é possível chamar um Uber diretamente do HelpMe.

Situação das Linhas
()
introiOS04
(HelpMe)
Continua após a publicidade

Sobre os planos de expansão da ferramenta para outros lugares do país, Renato acredita que o que falta são canais de denúncias que respondam aos pedidos de ajuda dos passageiros imediatamente e não apenas serviços de reclamação como SACs. “As pessoas que não são usuárias dos metros e trens de São Paulo ou não moram em São Paulo, podem utilizar os recursos complementares do HelpMe para se protegerem em qualquer local e em qualquer Estado. ”

A ferramenta é gratuita e está disponível para Android e iOS.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.