Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A sala de controle de Chernobyl está aberta para visitação. Só por 5 minutos.

A radiação do local da tragédia é 40 mil vezes maior do que os níveis considerados normais.

Por Maria Clara Rossini
10 out 2019, 18h38

Quem nunca quis visitar o cenário da sua série favorita? Esse momento chegou para os fãs de Chernobyl, a premiada série da HBO. A sala de controle do reator 4, onde ocorreu a tragédia, agora está aberta para turistas. Só tem um problema: estamos falando da sala real, e não do set de Hollywood.

O acidente da usina de Chernobyl, em 1986, é considerado o maior desastre nuclear da história. A radiação liberada no momento da explosão era capaz de matar uma pessoa em menos de um minuto. Mais de 30 anos depois, os riscos já diminuíram bastante, mas a sala de controle ainda é 40 mil vezes mais perigosa que o normal.

As áreas próximas à Chernobyl são pontos famosos para quem gosta de um turismo mais… macabro. Só este ano a região já recebeu mais de 85 mil visitantes. Os arredores da usina estão liberados para visitação, mas somente por pessoas acima de 18 anos.

Um dos locais mais visitados é a cidade fantasma de Pripyat, onde os trabalhadores de Chernobyl moravam e que precisou ser totalmente evacuada após o acidente. Hoje, a radiação por lá é de duas a três vezes maior que a que estamos expostos no dia a dia.

Tudo começou dentro da sala de controle do reator 4. Um teste mal conduzido pelos operadores resultou na explosão nuclear. A sala está totalmente deteriorada. Até agora, a entrada era proibida, com exceção de pesquisadores, funcionários de limpeza e alguns jornalistas.

Continua após a publicidade

Mesmo com a autorização para as companhias de turismo, o regulamento de segurança não é fácil. Primeiro, os visitantes precisam colocar uma roupa especial de proteção, uma máscara e um capacete — tudo isso para passar apenas 5 minutos lá dentro. Depois, os curiosos passam por dois testes que medem a quantidade de radiação a qual eles estiveram expostos.

Após a estreia da série de TV em maio, as agências de turismo ucranianas relataram um aumento de 40% na demanda por passeios em Chernobyl. Em julho, o local se tornou uma atração turística oficial do país. O governo ainda pretende adicionar trilhas para caminhada e ampliar o sinal de telefone por lá.

A regulamentação e abertura de áreas turísticas faz parte de uma política de ressignificação de Chernobyl. “Ela sempre foi vista como uma parte negativa da Ucrânia. Está na hora de mudar isso. Chernobyl é um lugar único do planeta onde a natureza renasceu depois de um grande desastre causado pelo homem”, disse o presidente Volodymyr Zelensky, em julho.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.