Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Um ponto final na vingança

Bioquímicos americanos estão estudando um medicamento contra a bactéria Escherichia coli, encontrada em água não tratada, que desencadeia um processo de diarréia.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h37 - Publicado em 30 set 1992, 22h00

Os turistas que viajam ao México temem a ameaça da chamada vingança de Montezuma: dizem que é só beber a água local para sofrer de diarréia. O problema é provocado pela bactéria Escherichia coli que, justiça se faça aos mexicanos, pode ser encontrada em qualquer lugar do mundo, sempre que a água não é tratada. O micróbio sintetiza moléculas tóxicas, que se encaixam com perfeição em receptores das células intestinais. Estas, então, perdem a capacidade de absorver a água do bolo alimentar e, daí, o fluxo do líquido.

Seria absurdo pensar que os tais receptores existiriam no organismo para acolher exclusivamente as toxinas agressoras. Só recentemente, bioquímicos da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, identificam a substância do organismo capaz de se ligar aos receptores. Trata-se do hormônio guanilina, com a provável função de regular a umidade da mucosa intestinal. Uma molécula sintética, parecida com a do hormônio, poderá ser usada para impedir o encaixe das toxinas da Escherichia coli. Se der certo, será um remédio capaz de evitar a morte de 3,2 milhões de crianças, por ano, vítimas de diarréia nos países em desenvolvimento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.