Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Racismo e xenofobia são ameaça à saúde de milhões em todo o mundo

Segundo série de estudos, sua cor da pele ou o fato de pertencer a uma minoria étnica pode retardar e reduzir a qualidade do atendimento médico.

Por Alexandre Carvalho
9 dez 2022, 18h12

Na Inglaterra, negros e asiáticos têm de esperar mais por um diagnóstico em seis de sete tipos de câncer do que os brancos. Só por não serem brancos. 

Ninguém precisa te contar que racismo existe no mundo todo. Mas uma revisão global envolvendo uma série de estudos, publicada pela Lancet, vai além: apontou que formuladores de políticas públicas e os próprios profissionais da medicina têm negligenciado “influências fundamentais” do racismo e da xenofobia na qualidade e na velocidade do tratamento aos indivíduos no planeta. 

“Até que o racismo e a xenofobia sejam universalmente reconhecidos como importantes determinantes da saúde, as causas profundas da discriminação permanecerão nas sombras e continuarão a causar e exacerbar as desigualdades na saúde”, afirmou Delan Devakumar, da University College London, principal autor da revisão.

Pior: ao longo da história, a medicina ajudou a moldar a categorização dos humanos que levou às hierarquias sociais modernas. 

Na série do Lancet, os autores também descrevem como a medicina historicamente moldou e apoiou a categorização dos humanos que levou às hierarquias sociais modernas. Minorias são prejudicadas em uma ampla gama de condições de saúde – de câncer a doenças cardiovasculares e Covid-19. Sim, etnia e cor da pele são fatores de risco para a saúde de um indivíduo.

Continua após a publicidade

“O racismo é um problema de saúde”, disse Richard Horton, editor-chefe do Lancet. “Nossas sociedades estruturalmente racistas são inseguras para muitas comunidades, famílias e indivíduos.”

Triste, mas verdade.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.