Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O que acontece com a orelha dos lutadores de jiu-jitsu?

Existem protetores acolchoados especiais, mas a orelha em couve-flor se tornou tão evidente como marca registrada dos lutadores que entrou na moda

Por Priscila de Paula Gorzoni
Atualizado em 3 Maio 2018, 17h54 - Publicado em 28 fev 2002, 22h00

De tão deformada, ela fica parecendo uma couve-flor. Isso ocorre devido aos atritos e esmagamentos sofridos continuamente durante treinos e lutas, seja contra o chão, seja contra o braço do adversário, quando esse agarra o lutador pelo quimono. “Esses traumas criam hematomas entre a cartilagem, que é o principal componente da orelha, e a capa de pele que a protege, separando uma da outra e resultando em sua desfiguração”, afirma Gilberto Formigone, otorrinolaringologista-chefe do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Existem protetores acolchoados especiais para evitá-la, mas a orelha em couve-flor se tornou tão evidente como marca registrada dos lutadores que entrou na moda, a ponto de alguns praticantes usarem alicates para acelerar o processo de deformação. Instalado o hematoma, a única maneira de corrigir a lesão é drenar o sangue e colar a cartilagem à membrana.

Se isso não for feito imediatamente, só restará a cirurgia plástica e, mesmo assim, dificilmente a orelha recuperará seu formato original. Mas o problema não é apenas estético.“Além de dolorosa, essa condição diminui a capacidade do lutador e deixa a região vulnerável a infecções”, diz João Gilberto Carazzato, chefe do Departamento de Medicina Esportiva do mesmo Hospital das Clínicas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.