Motor de dois tempos: como o seu coração funciona
No seu peito, um músculo do tamanho de um punho trabalha sem intervalos. E é só por isso que você está vivo
Ele bombeia toneladas de sangue todos os dias. Funciona sozinho. Se o arrancarmos do corpo, continuará batendo, já que as suas pulsações, ao contrário dos demais movimentos, não dependem de ordens emanadas do cérebro.
Os impulsos que movem o coração são gerados por um pequeno grupo de células, situadas nas paredes do átrio direito, chamado marcapasso. “É como o puxador de uma bateria de escola de samba”, diz o fisiologista Paulo Tucci, da Universidade Federal de São Paulo. O marcapasso faz com que todo o coração se contraia no ritmo certo, cerca de 70 vezes por minuto.
Os batimentos cardíacos se dividem em duas etapas. Na primeira, a diástole, o coração está relaxado, para receber uma dupla remessa – o sangue “sujo”, com gás carbônico, trazido pelas veias, e o sangue “limpo”, cheio de oxigênio, procedente dos pulmões. No segundo movimento, a sístole, ele se contrai e despacha cada encomenda para o seu endereço. O sangue que será reciclado vai para os pulmões e o que já passou por esse processo segue para o organismo, pelas artérias. Veja, abaixo, como isso acontece.
Por dentro da máquina
Quatro câmaras, quatro válvulas, um septo, veias e artérias. Com essa estrutura aparentemente simples, o coração realiza a incrível tarefa de bombear o sangue sem parar.
1. As veias pulmonares levam o sangue com oxigênio dos pulmões para o átrio esquerdo.
2. A válvula mitral, que separa o átrio esquerdo do ventrículo, se abre para a passagem do sangue e se fecham em seguida para que ele não volte.
3. O ventrículo esquerdo se contrai, bombeando o líquido para a aorta, que também possui uma válvula.
4. A aorta, maior artéria do corpo, despacha o sangue fresquinho para todo o corpo, exceto os pulmões.
5. O miocárdio é o músculo cardíaco propriamente dito. Ele relaxa e se contrai, provocando com isso os batimentos.
6. As veias cavas trazem o sangue “sujo” de gás carbônico, que já foi usado pelo corpo, para o átrio direito, passando pela vácula tricúspede.
7. A tricúspede se fecha para prevenir a volta do sangue “sujo”, para o átrio direito, depois que o ventrículo é inundado.
8. O ventrículo, uma vez cheio, se contrai. Essa contração, a sístole, empurra o sangue com gás carbônico para a artéria pulmonar.
9. Pela artéria pulmonar, depois de vencer a última válvula, o sangue é conduzido aos pulmões, onde o gás carbônico será trocado por oxigênio.
A bomba em funcionamento
O coração tem um marcapasso natural, que provoca uma descarga elétrica de 60 milivolts a cada batida. Isso equivale a 4% de uma pilha pequena – que tem 1,5 V. Entenda como as pulsações cardíacas fazem o sangue circular.
DIÁSTOLE
1. O coração está relaxado. O sangue saturado de gás carbônico (venoso) vindo do corpo entra no átrio direito e enche o ventrículo do mesmo lado.
2. Ao mesmo tempo, no lado esquerdo, o sangue com oxigênio (arterial) inunda o átrio e segue para o ventrículo.
SÍSTOLE
1. Com os ventrículos cheios, as válvulas tricúspide e mitral se fecham, para prevenir o refluxo do sangue.
2. Os ventrículos se contraem. O sangue venoso é enviado para os pulmões, e o arterial segue pela aorta para o resto do corpo.