Fórmula 1 fora da lei
Melhor engenheiro da F-1 imagina como as corridas seriam se não existisse regulamento - e inventa um carro capaz de chegar a 400 km/h
Fernando Badô
O inglês Adrian Newey é considerado o maior gênio da F-1 – inventou vários carros revolucionários, que ganharam muitas corridas para Williams, McLaren e Red Bull. Parte do talento dele está em explorar brechas no regulamento (projetou a Red Bull deste ano com um aerofólio flexível, o que em tese é proibido). Mas, agora, Newey teve liberdade total para ousar: criou um carro que ignora completamente as regras. É o Red Bull X1, que tem quase o dobro da potência de um Fórmula 1 e chega a 400 km/h (veja quadro ao lado). E não é preciso ser piloto profissional para guiá-lo: o carro faz parte de Gran Turismo 5, game para PlayStation 3 cujo lançamento está previsto para este mês. O X1 é o prêmio máximo do jogo, ou seja, é preciso vencer dezenas de corridas para ter acesso a ele. Mas dizem que vale a pena. “É um carro fantástico”, afirma o piloto Sebastian Vettel, que pilotou virtualmente o X1 no circuito de Suzuka – onde foi 11 segundos mais rápido do que um F-1 normal.
Red Bull X1
Onde corre – PS3
Motor – Turbina a gás com 1 483 cavalos de potência
Câmbio – Automático
Tamanho – 4,75 x 2,18 x 0,98 m
Peso – 545 kg
Aerodinâmica – Rodas e piloto cobertos, o que diminui a turbulência; aspirador cria uma zona de vácuo sob o carro, grudando-o ao chão.
Velocidade máxima – 400 km/h
Red Bull RB6
Onde corre – Fórmula 1
Motor – V8 a gasolina com 740 cavalos de potência
Câmbio – 7 marchas
Tamanho – 5,05 x 1,8 x 0,95 m
Peso – Mínimo 620 kg
Aerodinâmica – Rodas e piloto descobertos, o que limita a velocidade em reta; fundo do carro não pode tocar o solo (tem de ficar a pelo menos 1 cm).
Velocidade máxima – 339,4 km/h