Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Dieta testada em laboratório traz resultados impressionantes

Regime de jejum simulado demonstrou enormes benefícios antienvelhecimento

Por Fábio Marton
Atualizado em 31 out 2016, 19h08 - Publicado em 23 jun 2015, 19h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Thinkstock
    Thinkstock (/)

    Cientistas da Universidade do Sul da Califórnia fizeram testes extensivos com a chamada dieta de jejum simulado, obtendo resultados aparentemente incríveis. Em ratos, ela melhorou a saúde geral e aumentou a longevidade. Os benefícios que incluem a diminuição de doenças inflamatórias, melhoria na memória e aprendizado, e redução da descalcificação dos ossos. Além de ter diminuído a gordura visceral e incrementado o número de células progenitoras e células-tronco em diversos órgãos.  

    Publicidade

    Nos testes com humanos, a dieta reduziu a quantidade do hormônio IGF-I, que é relacionado ao envelhecimento e susceptibilidade à câncer em adultos. Também reduziu os biomarcadores e outros fatores de riscos relacionados a diabetes e doença cardiovascular, como glicose no sangue, gordura visceral e a proteína c-reativa, essa última um indicador de infecções. A perda de peso não foi mencionada explicitamente, exceto pela parte da perda de gordura visceral, o tipo mais perigoso. 

    Publicidade

    Homem gordo

    Além de humanos – 19 voluntários, mais um grupo de controle – e ratos, células de fermento foram usadas no experimento. O fermento, um fungo unicelular, provia uma base para testes metabólicos em nível intracelular. Os ratos, que vivem pouco tempo, serviam para medir os efeitos de longo prazo – neles, o teste começou quando eram considerados de “meia idade”. E os humanos, obviamente, são o alvo final.

    Publicidade

    A dieta, como o nome sugere, consiste em simular o jejum, cinco dias seguidos por mês – fora deles, o paciente podia comer como bem entendesse, inclusive se fosse adepto da dieta McDonald’s. “O jejum estrito é difícil para as pessoas aderirem, e também pode ser perigoso, então decidimos desenvolver uma dieta complexa que ativa os mesmos efeitos no corpo”, afirma o condutor do estudo, o biólogo e gerontologista Valter Longo.

    Continua após a publicidade

    Por três meses – mas apenas cinco dias em cada um, como já mencionamos – os voluntários consumiram uma dieta estrita, que provia entre 34 a 54% do consumo de calorias normais, composta por 11 a 14% de proteínas, 42 a 43% de carboidratos e 44 a 46% de gordura. De acordo com Longo, funciona por “reprogramar o corpo, de forma que ele entra num modo mais lento de envelhecimento, e também rejuvenescê-lo através de células-tronco. Não é uma dieta típica porque não é algo que você precisa continuar indefinidamente”.

    Publicidade

    Valter não dá os detalhes do que exatamente eles consumiram, e é nesta parte que o santo deve começar a desconfiar da esmola. O trabalho é patenteado e Longo é ligado a uma empresa chamada L-Nutra. Mais testes serão feitos para que ganhe a aprovação da FDA (Food and Drug Administration, responsável pela regulamentação de remédios e alimentos nos Estados Unidos). É potencialmente um negócio bilionário.

    Mas o cientista, mesmo vendendo seu peixe entusiasticamente, ao menos demonstra a cautela necessária, mencionando que mais estudos precisam ser feitos. “Se os resultados continuarem tão positivos quanto os atuais, eu acredito que a dieta de simulação de jejum será a primeira intervenção segura e eficiente a promover mudanças positivas associadas com a longevidade e saúde, que pode ser recomendada por um médico”, afirma.

    Publicidade

    Por fim, não tentem fazer isso em casa, crianças. Longo acredita que a dieta é segura, mas deve ser feita apenas sob supervisão médica.

    Continua após a publicidade

    Referências

    Publicidade

    A Periodic Diet that Mimics Fasting Promotes Multi-System Regeneration, Enhanced Cognitive Performance, and Healthspan, Valter D. Longo et al, Cell Metabolism: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1550413115002247

    Diet that mimics fasting appears to slow aging, ScienceDaily: https://www.sciencedaily.com/releases/2015/06/150618134408.htm

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.