Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Chá verde emagrece

Nas prateleiras dos supermercados, nas geladeiras das lanchonetes, na padaria, no restaurante, em qualquer lugar: basta procurar e lá está a latinha de chá verde, pronta para consumo. Os que se preocupam com a saúde garantem: é a bebida mais saudável do mundo. E ainda por cima ajuda a emagrecer! O chá verde (Camellia sinensis) […]

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h58 - Publicado em 18 mar 2011, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    Nas prateleiras dos supermercados, nas geladeiras das lanchonetes, na padaria, no restaurante, em qualquer lugar: basta procurar e lá está a latinha de chá verde, pronta para consumo. Os que se preocupam com a saúde garantem: é a bebida mais saudável do mundo. E ainda por cima ajuda a emagrecer!

    O chá verde (Camellia sinensis) contém substâncias estimulantes – a mais conhecida delas é a cafeína – que elevam os batimentos cardíacos e aceleram o metabolismo, o que poderia colaborar com a perda de peso. Mas esse aumento, na verdade, é mínimo. Veja só: para que uma pessoa que consome 1 500 calorias por dia começasse a sentir os efeitos de emagrecimento, seria preciso beber de 4 a 5 xícaras diariamente, por um período de pelo menos 3 meses. E todos esses litros de chá não trariam um resultado tão significativo assim: estima-se que, em um ano, o indivíduo perderia, no máximo, 2 ou 3 quilos.

    Vamos supor que, mesmo assim, você topasse a parada. Acontece que o consumo diário recomendado pelos especialistas é de, no máximo, 3 xícaras. Quem bebe mais do que isso está sujeito a uma série de efeitos colaterais, desde irritação da mucosa gástrica até dor de cabeça, ansiedade, irritabilidade e insônia.

    Que é uma bebida saudável, ninguém duvida: o chá verde ajuda a combater os radicais livres que levam ao envelhecimento precoce. Além disso, a bebida aumenta a elasticidade das artérias, prevenindo a arteriosclerose, e atua na diminuição do LDL, o mau colesterol. Mas uma xícara por dia é mais do que suficiente. Detalhe: para aproveitar ao máximo os benefícios da Camellia sinensis, o melhor é ignorar as latinhas e fazer uma uma infusão com folhas secas. Basta aquecer 600 mililitros de água (sem deixar ferver), desligar o fogo e acrescentar 4 colheres de chá da erva. Tampe por 5 minutos, coe e beba em seguida.

    Publicidade


    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.