Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

10 alimentos que ajudam a prevenir doenças crônicas

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h58 - Publicado em 6 jul 2015, 14h49

Por Daniela Barbosa, de EXAME.com

Deixar o sedentarismo de lado e manter uma alimentação equilibrada são alguns dos segredos de uma vida longa e principalmente com qualidade. 

Para a nutricionista Cintia Azeredo, do site Vita Check-Up Center, a escolha dos alimentos ideais não só auxilia na perda ou manutenção do peso, como também ajuda na prevenção de algumas doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, problemas do coração e até obesidade. 

O abacate, por exemplo, embora seja uma fruta calórica, possui nutrientes que ajudam no controle dos níveis LDL e HDL do colesterol, além de proteger o coração, explica a nutricionista. Já os vegetais na cor verde-escuro possuem alto teor de vitaminas A, C, K, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio e fibras.

Veja 10 alimentos que não deveriam sair do seu cardápio.

1. Abacate

Abacate

Embora seja uma fruta calórica, o abacate é fonte de gordura monoinsaturada, vitamina E, vitamina C, ácido fólico, ferro, fósforo e magnésio. Esses nutrientes atuam como anti-inflamatório natural e também combatem infecções.

Continua após a publicidade

Segundo Cintia Azeredo, outra importante ação do abate é o controle dos níveis de LDL e HDL colesterol. A fruta funciona também como protetora do coração, evitando assim doenças cardíacas e o acidente vascular cerebral.

2. Castanha-do-pará

Ela é rica em selênio, vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, gordura mono e poli-insaturadas e combate o envelhecimento celular. A castanha-do-pará ajuda na desintoxicação do organismo, melhora a memória, a imunidade e controla os níveis de colesterol.

3.  Frutas avermelhadas

Frutas vermelhas

A cor dos alimentos também pode determinar suas funções. As frutas de cor avermelhada são fontes de substâncias anti-inflamatórias – como vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco e selênio. Esses elementos atuam reduzindo os riscos de doenças cardíacas e o envelhecimento celular. Elas também contêm antioxidantes, que melhoram as funções cerebrais.

4. Vegetais verde-escuros

Eles possuem alto teor de vitaminas A, C, K, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio e fibras. Esses nutrientes combatem os radicais livres, melhoram o funcionamento intestinal e o perfil de colesterol. Vegetais verde-esturos também ajudam na prevenção da anemia, osteoporose e de doenças cardiovasculares.

Continua após a publicidade

5. Grãos integrais

Eles são fonte de vitaminas e minerais e também possuem fibras e ômega 3, que atuam no controle do colesterol e da glicose sanguínea. Os grãos integrais também melhoram a função intestinal e aumentam a sensação de saciedade.

6. Aveia

Aveia

Rica em proteínas, a veia possui ômega 3, potássio e fibras solúveis. Ela atua limpando as artérias, controlando os níveis de colesterol e evitando doenças do coração. Além disso, a aveia melhora o funcionamento intestinal e ainda aumenta a sensação de saciedade.

7. Linhaça

Também rica em ômega 3, como a aveia, a linhaça ainda possui ômega 6, fibras, gorduras mono e poli-insaturadas, magnésio, fósforo e potássio. Ela protege o coração, melhora função intestinal, controla a liberação de glicose na corrente sanguínea e aumenta a sensação de saciedade.

8. Batata doce

A batata doce possui baixo índice glicêmico e oferece carboidrato de melhor qualidade, aquele que não eleva muito a quantidade de açúcar no sangue. Ela também é fonte de fibras, que controlam a sensação de saciedade, e de vitaminas A e C, que melhoram o sistema imunológico.

Continua após a publicidade

9. Água de coco

Segundo Cintia Azeredo, ainda não se conseguiu criar melhor suprimento de eletrólitos que a água de coco. Ela é rica em potássio, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, vitamina C, entre outros nutrientes. Também protege contra cãibras e melhora o desempenho físico durante treinos, repondo nutrientes perdidos na transpiração.

10. Azeite de oliva virgem ou extra virgem

Um bom azeite pode ser rico em polifenóis e antioxidantes capazes de combater radicais livres. Ele também possui efeito protetor de diversas doenças degenerativas e auxilia no controle do colesterol.

 
 
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.