Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Se alguém abrir os olhos de uma pessoa em coma, ela enxerga?

Não. O paciente em coma tem um importante órgão neurológico "desligado": o sistema reticular ativador ascendente (abreviado como Sara)

Por Bruno Machado
Atualizado em 22 fev 2024, 10h30 - Publicado em 26 jan 2016, 15h49

ILUSTRA André Santos

PERGUNTA Jadiel de Souza, Palmas, TO

Não. O paciente em coma tem um importante órgão neurológico “desligado”: o sistema reticular ativador ascendente (abreviado como Sara). Essa estrutura de neurônios no tronco encefálico regula os estados de sono e vigília (e, portanto, o coma). Mas ela também é uma “central de comunicação” com o tálamo, que transmite os impulsos sensitivos. Se não estiver funcionando, os estímulos captados pelos olhos não chegam à parte do cérebro que os interpreta. É como se a ponte que liga os sentidos e a mente tivesse caído.

Fale com ela

Em teoria, o cérebro em coma também não consegue interpretar sons. Porém, algumas pesquisas têm provado que ouvir a voz de parentes pode ajudar no tratamento. Foi o caso das cobaias analisadas pela Universidade Northwestern, nos EUA: quem ouviu histórias pessoais gravadas por parentes até seis vezes por dia recuperou a consciência mais rápido

O que os olhos não veem…

A maior parte das funções vitais da vítima de coma continua rolando sem problemas. É por isso, por exemplo, que elas continuam eliminando fezes e urina. Os olhos não são exceção: todas as estruturas seguem trabalhando. Mas os sinais nervosos que eles enviam não conseguem chegar às áreas do cérebro que os interpretam, como o córtex occiptal

Continua após a publicidade

Juliana está desmaiada

Durante um desmaio, também não é possível enxergar. O “apagão” é causado por algum problema temporário na distribuição do sangue no encéfalo. Entre outras coisas, isso bloqueia a interpretação dos estímulos recebidos pelos olhos. Por isso, também é comum o desmaiado relatar que, pouco antes, sentiu a visão turva (ou com muitas luzes)

15 tons de cinza

Para determinar o nível de consciência de alguém, a medicina usa a chamada escala de Glasgow. Testes de resposta ocular, de resposta motora e de resposta verbal são convertidos numa pontuação que vai de 3 (coma profundo) a 15 (trauma leve). Com base nesse resultado numérico, o médico decide, por exemplo, se é necessário submeter o paciente à oxigenação mecânica

LEIA MAIS

É possível dormir de olho aberto?

Continua após a publicidade

O que acontece no nosso corpo quando desmaiamos?

É verdade que os olhos mais claros são mais sensíveis à luz?

Quantos megapixels têm o olho humano?

CONSULTORIA Gisele Sampaio Silva, neurologista do Hospital Albert Einstein (São Paulo)

FONTES Sites Abc.med.br, Infoescola e Northwestern University

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.