Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Semana do Cliente: Revista em casa por 9,90

Quando surgiu a TV a cabo?

A HBO, por exemplo, foi criada em 1972, transmitindo conteúdo para menos de 400 pessoas

Por Artur Louback Lopes
Atualizado em 22 fev 2024, 11h17 - Publicado em 18 abr 2011, 18h48

Em 1948, como uma forma de melhorar o sinal enviado pelas emissoras através de ondas de rádio. Isso mesmo: a TV a cabo não surgiu como um meio de transmitir um conteúdo exclusivo e pago, mas claro que a sua invenção foi motivada por interesses comerciais. O comerciante americano John Walson começou a vender televisores em uma cidadezinha no interior do estado da Pensilvânia (EUA). Nessa época, a televisão engatinhava nos Estados Unidos – e nem existia no Brasil -, o que dificultava a venda de aparelhos, não só por serem caros, mas também porque havia poucas antenas retransmissoras e as ondas que levavam o sinal sofriam muitas interferências até chegar a casas muito distantes.

Foi então que Walson teve uma idéia para turbinar suas vendas: instalou uma antena no alto de um morro e de lá puxava cabos para as casas das pessoas que comprassem televisores na sua loja. Isso passou a ser feito em outros lugares dos Estados Unidos e do mundo todo. Em 1958, a moda chegou a terras tupiniquins, mais especificamente à cidade de Petrópolis (RJ), onde cabos foram distribuídos para melhorar os sinais enviados pelas emissoras do Rio.

O cabo só passou a ser um meio de transmitir conteúdo exclusivo muito tempo depois, com o surgimento do canal HBO, que em novembro de 1972 transmitiu um jogo de hóquei seguido de um filme só para 365 lares da Pensilvânia (novamente a Pensilvânia) que pagaram pelo serviço. A idéia deu tão certo que o cabo virou sensação nos EUA nos anos 80 – de 1984 a 1992 foram investidos 15 bilhões de dólares para o cabeamento de ruas. Hoje, mais de 80% dos lares americanos contam com algum serviço pago e o conjunto de canais por assinatura (MTV, TNT, ESPN, etc.) já tem mais audiência do que os gratuitos (comandados pelas gigantes CBS, ABC e NBC). 🙂

Pago pra ver

Em três décadas, a TV por assinatura conquistou o mercado americano

Continua após a publicidade

1972

Surge a HBO, o primeiro canal com conteúdo exclusivo para assinantes

1975

HBO atinge todo o território americano transmitindo via cabo, por assinatura, a luta entre Muhammad Ali e Joe Frazier, direto das Filipinas

1978-1982

Entram no ar canais especializados em um tipo de assunto: esportes (ESPN, 1979), música (MTV, 1981), notícias (CNN, 1980) e até um canal voltado exclusivamente à população negra (Black Entertainment Television, 1980)

Continua após a publicidade

1991

A CNN transmite notícias da Guerra do Iraque ao vivo e 24 horas por dia, o que seria impensável em qualquer canal aberto

1997

Pela primeira vez um canal a cabo (HBO) recebe mais indicações ao Emmy – o Oscar da televisão americana – do que qualquer canal da TV aberta

2002

A ABC retransmite o seriado Monk, da USA Networks, no horário nobre. Pela primeira vez um dos gigantes da TV aberta compra um programa transmitido originalmente por cabo

Publicidade

Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente. Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.