Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Qual o significado dos símbolos inspirados na roda e no círculo?

Pela própria forma, o círculo traz conceitos como estabilidade e continuidade, e simboliza conceitos como espírito e cosmo

Por Diego Meneghetti
Atualizado em 22 fev 2024, 10h17 - Publicado em 18 jan 2017, 11h48

Insígnias da Harmonia

1) Roda

Embora tenha muito do simbolismo do círculo, a principal diferença da roda é o conceito de ação contínua, que remete aos ciclos do Sol e da Lua, dos planetas, das estações do ano, dos altos e baixos na existência humana… Os tibetanos consideram a roda tão sagrada que ela nunca foi usada com o simples significado de transporte. Os índios americanos construíam rodas medicinais no deserto, representando o cosmo. No budismo, a Roda do Dharma tem oito raios, porque 8 seria o número do Nobre Caminho Óctuplo, aquele que conduz ao fim do sofrimento.

 

2) Selo de Shamash

Shamash era o deus Sol na Mesopotâmia. Usado pela primeira vez em torno do ano 1000 a.C., na região entre os rios Eufrates e Tigre (atual Iraque), o Selo de Shamash tem um significado de muito poder. O círculo exterior com o ponto central e quatro conjuntos de raios simbolizam o próprio astro-rei. Já os feixes horizontais e verticais representam a “jurisdição” de Shamash nas quatro direções, norte, sul, leste e oeste. O símbolo faz referência a um tipo de juiz, com poderes no céu e no mundo do além.

 

+ Dicionário de Simbologia: o que significam os símbolos com olhos?

+ Dicionário de Simbologia: que símbolos inspiraram a suástica? O que significam?

 

3) Semente da vida

Esse é um elemento presente em muitas culturas antigas, como templos chineses e japoneses, mesquitas do Oriente Médio, sítios arqueológicos da Turquia, México e Peru. Em geral, é visto como um poderoso sinal da criação e sustentação da vida. Formado com sete círculos de igual diâmetro, esse símbolo é o componente elementar de outro maior, a Flor da Vida. Para tradições judaicas e cristãs, os círculos da Semente da Vida correspondem aos seis dias da criação, mais o sétimo, de descanso. A sobreposição das formas gera outros dois símbolos religiosos antigos, a Vesica Piscis (símbolo do eterno feminino) e os Anéis Borromeanos, relativos à divina trindade.

Continua após a publicidade

 

4) Tomoe

Utilizado tanto no xintoísmo quanto no budismo, esse emblema pode ser visto em muitos brasões samurais japoneses. A palavra Tomoe significa curva, ou círculo. A imagem pode ter dois, três ou quatro hastes internas em formato de vírgula, formando uma espiral. O Tomoe com duas vírgulas internas é parecido com o Yin-Yang e carrega o mesmo significado. Já o sinal com três vírgulas representa a Terra, o céu e a humanidade, que são as três bases da filosofia xintoísta.

 

+ Dicionário de Simbologia: qual o significado dos diferentes tipos de estrela?

+ Dicionário de Simbologia: O que significam os símbolos com espirais ou padrões complexos?

Continua após a publicidade

 

Insígnias da Harmonia
()

 

5) Yin-yang

De origem chinesa, o Yin-Yang é um símbolo de tradição taoísta que teve seu significado e popularidade espalhados pelo mundo. O formato circular tem uma linha interna em “S” invertido, que o divide em duas partes idênticas, geralmente pintadas em preto e branco, com pontos na extremidade mais larga. Esse desenho simboliza a interação entre forças opostas: Yin representa o feminino, a Lua, a frieza, a passividade. Já o Yang é o masculino, o Sol, o calor e a ação. Os pontos significam a harmonia entre esses opostos.

6) Awen

Esse símbolo está relacionado a vários movimentos do neodruidismo, uma religião pagã e politeísta. O sinal é composto de três linhas convergentes que quase tocam três pontos superiores. Tudo é rodeado por um círculo triplo, que simboliza as ordens dos Bardos, dos Ovates e dos Druidas (as principais vertentes desse movimento). Cada linha e cada ponto carrega um significado que pode ser passado, presente e futuro, amor, conhecimento e verdade, ou energia masculina, feminina e o equilíbrio entre elas.

Continua após a publicidade

 

+ Dicionário de Simbologia: Quais religiões, antes e depois do cristianismo, também usaram a cruz como símbolo?

+ Dicionário de Simbologia: quais símbolos são considerados “do mal”? O que significam?

 

7) Cho ku rei

Utilizado no reiki (terapia espiritual que usa a imposição das mãos para manipular a energia vital do Universo), o Cho Ku Rei até lembra uma clave de sol, o símbolo musical. Mas o significado é bem diferente: de acordo com os praticantes do reiki, o desenho é usado para aumentar o poder disponível em cada pessoa que faz a aplicação da terapia. Eles constroem o sinal mentalmente antes e depois das sessões e afirmam, com isso, alocar o poder do Universo no local pretendido.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.