Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Qual foi o primeiro carro a combustão?

O Benz Patent-Motorwagen mais parecia uma carruagem sem cavalos. Seu motor era bem simples e havia só três rodas. Confira neste infográfico

Por Danilo Cezar Cabral
Atualizado em 22 fev 2024, 10h42 - Publicado em 27 Maio 2013, 14h15

Ele era bem parecido com uma carruagem, mas sem cavalos. Chamado de Benz Patent-Motorwagen, o veículo alemão foi o primeiro carro equipado com o tipo de motor que usamos até hoje. Aliás, essa era a única semelhança com os modelos atuais: a caranga era sustentada por três rodas, acomodava apenas duas pessoas sentadas e tinha só uma marcha, além de uma direção toda diferente.

A engenhoca foi inventada por Karl Benz e sua patente foi reconhecida pelo império alemão em 1886. Mesmo não existindo rodovias, postos de gasolina e peças de reposição, foram vendidas 25 unidades em três versões. Sem proteção contra a chuva e feito para acomodar uma pessoa, ela até podia levar duas, mas isso comprometia o desempenho.

 

RAIO-X
O conjunto todo, sem passageiros, tinha as seguintes dimensões

Peso: 265 kg
Comprimento: 2,7 m
Altura: 1,4 m

 

primeiro carro combustão – 1
(André Toma/Mundo Estranho)
Continua após a publicidade

1) DIREITA OU ESQUERDA
Uma alavanca que funcionava como o leme de um barco guiava o veículo. Em vez de usar as duas mãos num volante, você precisaria de apenas uma para colocar a alavanca para o lado direito ou esquerdo e direcionar a viagem. Dependendo da velocidade e da superfície do terreno, era difícil controlar o carro.

2) PÉ NA TÁBUA
A estrutura do veículo era construída com tubos de aço e painéis de madeira. As rodas eram compostas de aros de aço e pneus de borracha

3) PISANDO FUNDO
Com um cavalo de potência e capacidade de 0,954 litro, o motor fazia as rodas girarem até 400 vezes por minuto. Assim, o invento alcançava a velocidade máxima de 16 km/h em 45 segundos. A tração era nas rodas traseiras.

4) HORA DE PARAR
Os freios eram acionados na mesma alavanca da direção. Ao ativá-los, tiras de couro brecavam a roda da frente. Em 1887, a nova versão do veículo transferiu os freios para as rodas traseiras, aumentando a segurança.

 

  • Relacionadas

 

primeiro carro combustão – 2
(André Toma/Mundo Estranho)
Continua após a publicidade

5) ENCHE O TANQUE
O veículo tinha um tanque de gasolina com capacidade de 1,5 litro. Sua autonomia era de somente 15,9 km, o que dá o consumo de 10,6 km por litro.

 

primeiro carro combustão – 3
(André Toma/Mundo Estranho)

6) ENGATE A RÉ
A carruagem motorizada era refrigerada a água e tinha somente uma marcha. Um sistema de cintas de couro levava até as rodas a informação de que a única marcha tinha sido engatada e, a partir daí, dois discos de metal faziam as rodas começarem a rodar. Antes de sair andando, era preciso rodar a ignição na parte traseira do veículo.

 

 

PIONEIROS DO AUTOMOBILISMO
Continua após a publicidade

“Automóvel” é todo veículo que se move sozinho. Conheça alguns que abriram portas para o setor.1769-1770
A VAPOR
Um trator criado pelo francês Nicolas Joseph Cugnot como reboque para canhões foi o primeiro veículo a vapor.1832-1839
A ELETRICIDADE
A carruagem inventada pelo escocês Robert Anderson tinha baterias recarregáveis e um pequeno motor elétrico.1886

Continua após a publicidade

A COMBUSTÃO
Criado por Karl Benz, o Benz Patent-Motorwagen foi registrado no escritório imperial de patentes alemão.

1916
EQUIPAMENTOS BÁSICOS
O primeiro carro com ignição (chave), acelerador, freio, embreagem e marchas, bem parecido com os atuais, foi o Cadillac Type 53.

 

FONTES: Mercedes Benz Austrália, sites BBC, Top Gear UK, e automuseum-dr-carl-benz.de, e livros The Car: A History of the Automobile, de Jonathan Glancey, e Car: The Definitive Visual History of the Automobile, de DK Adult

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.