Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Qual é o trem-bala mais rápido que existe?

Experimentalmente, um trem-bala da linha francesa TGV já chegou à velocidade máxima de 515 km/h! Na prática, porém, no dia-a-dia de viagens, o modelo que anda mais rápido vai de Lyon a Aix-en-Provence a uma velocidade média de 263,3 km/h. Ele também é um TGV francês, sigla de Train à Grande Vitesse – “Trem de […]

Por Tarso Araújo
Atualizado em 22 fev 2024, 11h22 - Publicado em 18 abr 2011, 18h35

Experimentalmente, um trem-bala da linha francesa TGV já chegou à velocidade máxima de 515 km/h! Na prática, porém, no dia-a-dia de viagens, o modelo que anda mais rápido vai de Lyon a Aix-en-Provence a uma velocidade média de 263,3 km/h. Ele também é um TGV francês, sigla de Train à Grande Vitesse – “Trem de Alta Velocidade”. Andando a quase 300 km/h, os trens-bala são um meio de transporte mais rápido que o avião para percorrer distâncias de até 650 quilômetros. Apesar de os aviões voarem a cerca de 800 km/h, os passageiros perdem muito mais tempo para embarcar num aeroporto do que numa estação de trem. Se houvesse um TGV entre Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, o tempo de viagem seria de 1 hora e 38 minutos. Um vôo entre as duas cidades não chega a 1 hora, mas perde-se pelo menos uns 50 minutos nos procedimentos de check-in e embarque no aeroporto. Curiosamente, a tecnologia dos trens-bala não tem nada de espetacular. Eles são puxados por uma espécie de locomotiva elétrica, da mesma forma que os metrôs, só que abastecidos por correntes até nove vezes maiores. As linhas também são planejadas para alta velocidade, apresentando poucas curvas, estações distantes entre si e ausência de tráfego de trens mais lentos. O primeiro trem de alta velocidade foi o japonês Shinkansen, que estreou em 1964 na linha Tóquio-Nagoya- Kyoto-Osaka.

Os 10 mais velozes
TGV francês tem melhor velocidade média; ICE alemão, a maior velocidade máxima

Trem-bala – TGV

Rota – Lyon a Aix-en-Provence (França)

Velocidade* (km/h) – 263,3

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Velocidade máxima (km/h) – 320

Distância percorrida (km) – 289,6

Início de operação** – 1981

Trem-bala – Shinkansen

Rota – Hiroshima a Kokura (Japão)

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Velocidade* (km/h) – 261,8

Velocidade máxima (km/h) – 300

Distância percorrida (km) – 192

Início de operação** – 1964

Trem-bala – Thalys

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Rota – Bruxelas a Valência (Internacional)

Velocidade* (km/h) – 242,2

Velocidade máxima (km/h) – 300

Distância percorrida (km) – 831,7

Início de operação** – 1996

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Trem-bala – Hayate

Rota – Sendai a Morioka (Japão)

Velocidade* (km/h) – 238,7

Velocidade máxima (km/h) – 275

Distância percorrida (km) – 171,1

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Início de operação** – 2002

Trem-bala – ICE

Rota – Frankfurt a Bonn (Alemanha)

Velocidade* (km/h) – 233,5

Velocidade máxima (km/h) – 328

Distância percorrida (km) – 144

Início de operação** – 1985

Trem-bala – Eurostar

Rota – Marne-la-Vallée a Ashford (Internacional)

Velocidade* (km/h) – 212,3

Velocidade máxima (km/h) – 300

Distância percorrida (km) – 403,4

Início de operação** – 1994

Trem-bala – AVE

Rota – Madri a Ciudad Real (Espanha)

Velocidade* (km/h) – 204,8

Velocidade máxima (km/h) – 300

Distância percorrida (km) – 170,7

Início de operação** – 1992

Trem-bala – X2000

Rota – Falköping – Katrineholm (Suécia)

Velocidade* (km/h) – 190,6

Velocidade máxima (km/h) – 200

Distância percorrida (km) – 209,7

Início de operação** – 1990

Trem-bala – KTX

Rota – Seul – Taejeon (Coréia)

Velocidade* (km/h) – 189,8

Velocidade máxima (km/h) – 300

Distância percorrida (km) – 155

Início de operação** – 2004

Trem-bala – Intercity 225

Rota – Stevenage – Grantham (Reino Unido)

Velocidade* (km/h) – 181,1

Velocidade máxima (km/h) – 200

Distância percorrida (km) – 125,3

Início de operação** – 1990

* Velocidade média entre uma cidade e outra

** Ano de estréia do primeiro modelo da série

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