Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Qual comida dura mais tempo sem estragar?

Não existe um ranking de durabilidade dos alimentos, mas a regra é que quanto menos água tiver o alimento, mais tempo ele demora para apodrecer. “Os alimentos mais secos inibem a atividade da água dentro das células e, assim, reduzem o crescimento de bactérias que estragam o alimento”, diz a nutricionista Vanderlí Marchiori. Enquadram-se nessa […]

Por Marina Motomura
Atualizado em 22 fev 2024, 11h25 - Publicado em 18 abr 2011, 18h34

Não existe um ranking de durabilidade dos alimentos, mas a regra é que quanto menos água tiver o alimento, mais tempo ele demora para apodrecer. “Os alimentos mais secos inibem a atividade da água dentro das células e, assim, reduzem o crescimento de bactérias que estragam o alimento”, diz a nutricionista Vanderlí Marchiori. Enquadram-se nessa categoria, por exemplo, o mel, os cereais (como arroz, farinha e feijão), as frutas secas (como as uvas-passas) e as carnes salgadas (como as carnes-de-sol). Eles são considerados não perecíveis, porque só estragam depois de três a quatro meses fora da geladeira. Do outro lado da escala de durabilidade encontram-se os alimentos perecíveis, que não duram mais de uma semana dentro da geladeira, e, no meio do caminho, há os semiperecíveis, com limite de um mês em ambiente refrigerado. A geladeira pode aumentar a vida útil de um alimento: assim como a falta de água, a baixa temperatura inibe a reprodução das bactérias. A embalagem (alumínio protege mais do que plástico), o processo de fabricação e os conservantes também influenciam a duração.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.