Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Qual a origem do nome das bandas de rock?

BEATLES Cada vez que perguntavam de onde vinha o nome, eles inventavam uma explicação para o trocadilho, em inglês, misturando besouro (beetle) com ritmo (beat). Consagrou-se a versão de que Lennon teria se inspirado em outra banda com nome de inseto: The Crickets (Os Grilos). O documentário Anthology menciona uma das gangues de motoqueiros do […]

Por Katia Abreu
Atualizado em 22 fev 2024, 10h47 - Publicado em 23 abr 2012, 17h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • beatles
     (/)
    beatles

    BEATLES

    Publicidade

    Cada vez que perguntavam de onde vinha o nome, eles inventavam uma explicação para o trocadilho, em inglês, misturando besouro (beetle) com ritmo (beat). Consagrou-se a versão de que Lennon teria se inspirado em outra banda com nome de inseto: The Crickets (Os Grilos).

    Publicidade

    O documentário Anthology menciona uma das gangues de motoqueiros do filme O Selvagem (1954), chamada Beetles, como inspiração.

    – É verdade que os Beatles acabaram por causa da Yoko Ono?

    Publicidade

    ULTRAJE A RIGOR

    Depois de se apresentar numa festa, Roger, líder da banda, pensou em chamar o grupo de Ultraje, mas achou muito punk e saiu pedindo a opinião de quem estava por lá. Edgard Scandurra, guitarrista da banda à época, chegou no meio da conversa e, sem entender direito a pergunta, disse: “Que traje? Traje a rigor?”.

    Publicidade

    GREEN DAY

    Amigos de infância, o vocalista Billie Joe e o baixista Mike Dirnt tocavam sob a alcunha de Sweet Children. Nessa época, fizeram uma música sobre fumar maconha e ficar de bobeira o dia todo. Chamava-se Green Day e foi recuperada para o batismo do grupo quando se juntaram ao baterista Al Sobrante.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    BLINK 182

    A banda começou com Blink – “piscada”, em inglês. Para não serem processados por uma banda irlandesa homônima, adicionaram um número aleatório. Depois, descobriram que 182 era a quantidade de vezes que Al Pacino diz “fuck” em Scarface e agregaram a coincidência à origem do nome.

    Publicidade

    FOO FIGHTERS

    A expressão foi muito usada, na 2ª Guerra Mundial, por pilotos norte-americanos para descrever bolas de fogo que cruzavam o céu da Europa (foo é uma aproximação para feu, “fogo” em francês). Seriam óvnis? Fã de ficção científica, Dave Grohl, líder da banda, buscou aí a inspiração para o nome.

    30 SECONDS TO MARS

    Navegando pela internet, os irmãos Jared e Shannon Leto encontraram um artigo de um professor de Harvard sobre o futuro da tecnologia e da espécie humana. Uma das subseções se chamava “A 30 Segundos de Marte”. Eles curtiram a possibilidade de estarmos tão próximos de outro planeta e batizaram a banda com o título.

    KRAFTWERK

    A origem do nome é bem mais simples do que os experimentalismos dos pioneiros da música eletrônica. Kraftwerk significa “estação de energia”, em alemão. O termo foi escolhido porque o estúdio onde ensaiavam ficava numa área abandonada em que já havia funcionado uma refinaria de petróleo.

    DEVO

    Inspirados pelo livro O Começo Era o Fim, em que o autor defende que a humanidade teria evoluído de primatas comedores de cérebros, o quarteto norte-americano adotou a tese de que o ser humano estaria regredindo, em vez de evoluir, e se nomearam De-Evolution Band – que mais tarde virou só Devo.

    Continua após a publicidade

    SEPULTURA

    Os irmãos Igor e Max Cavaleira queriam chocar a conservadora Belo Horizonte, onde moravam. Ouvindo “Dancing on Your Grave”, do Motörhead, decidiram que Sepultura seria um termo apropriado para isso. Para testar se o nome realmente era incômodo, perguntaram à avó o que ela achava: a velhinha ficou apavorada!

    JOY DIVISION

    “Divisão da Alegria” era o nome de uma área nos campos de concentração nazistas onde os soldados estupravam prisioneiras. Ian Curtis leu sobre isso no livro A Casa de Bonecas e homenageou a narrativa de Karol Cetinsky sobre os horrores passados por sua família durante o Holocausto.

    MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJU

    O grupo brasiliense pregou uma peça na crítica musical. Em seu site oficial, afirmava que o nome homenageava um capítulo desconhecido da história do Brasil, a Revolta do Acaju. Antes que a brincadeira fosse revelada, a tal “revolta” apareceu como verdade em muitas reportagens sobre a banda.

    DURAN DURAN

    Quando ainda era uma banda sem expressão em Birmingham, Inglaterra, a casa noturna Barbarella’s, onde se apresentavam Sex Pistols e The Clash, era a mais importante da cidade. O nome da casa remetia ao filme Barbarella (1968), estrelado por Jane Fonda, e o nome da banda foi, então, inspirado no vilão Dr. Durand Durand.

    RAIMUNDOS

    Quando começaram a se apresentar em festinhas por Brasília, o quarteto, ainda sem muitas músicas próprias, prestava homenagens aos Ramones e ao forrozeiro Zenilton. Essa mistura de punk com música regional ficou evidenciada em seu batismo: um nome comum do Nordeste brasileiro e que remete aos Ramones.

    Continua após a publicidade

    FONTES: Rock Formations – Categorical Answers to How Band Names Were Formed, de Dave Wilson; https://www.rockformations.net; https://www.allmusic.com; sites oficiais das bandas e entrevistas dos artistas

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.