Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Quais são os movimentos separatistas da Espanha?

Movimentos não estão concentrados em Barcelona

Por Fábio Laudonio
Atualizado em 22 fev 2024, 10h08 - Publicado em 18 dez 2017, 16h51

ILUSTRA Juliana Caro
EDIÇÃO Felipe van Deursen

O País Basco e a Catalunha concentram os principais grupos que lutam pela independência. O desejo de se separar surgiu no século 19 e ganhou força na ditadura de Francisco Franco, entre 1939 e 1975, que impôs sanções aos dois povos, como a proibição de seu idioma.

A Catalunha, cuja capital é Barcelona, é uma comunidade autônoma com autossuficiência legislativa e o seu próprio idioma, o catalão. Já o País Basco engloba a comunidade autônoma de mesmo nome, além de Navarra e outras três províncias na França (veja no mapa abaixo). Essa falta de unidade territorial motivou o surgimento, em 1959, do grupo separatista ETA (Euskadi Ta Askatasuna, ou “País Basco e liberdade”), que cometeu atentados no país. 

“Após a morte de Franco, em 1975, membros do ETA foram para a política, renunciando às armas”, diz o historiador de origem basca Julian Bilbao. Mas o processo de desarmamento do grupo foi anunciado só em 2011. Em maio de 2018, o ETA decretou seu fim definitivo. Foram 853 mortos, 6.389 feridos e 76 sequestrados em mais de meio século.

Em outubro de 2017, a Catalunha realizou um conturbado plebiscito que reafirmou o desejo de independência. Porém, a Constituição da Espanha prevê que o governo em Madri tem poder de veto sobre o resultado. O governo catalão caiu, e a situação segue instável.

Continua após a publicidade
Basco
(Juliana Caro/Mundo Estranho)

Espanha partida
Outros movimentos separatistas

Galícia
Uns defendem autonomia maior dentro da Espanha, já outros querem a cisão total. A Galícia é uma região autônoma na fronteira com Portugal. Há até os que defendem a sua inclusão na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, dada a semelhança do galego com o português

Continua após a publicidade

Valença
A região também fala catalão, então há os que defendem o pancatalanismo, que uniria Valença e Catalunha, além das Ilhas Baleares. Mas também existem os que pregam o valencianismo, que defende uma comunidade valenciana totalmente independente

Ilhas Canárias
A falta de identificação com Madri é um dos principais combustíveis desse movimento. O arquipélago no Atlântico fica muito mais perto do Marrocos e do norte da África do que da Espanha, o que reflete nas relações internacionais

CONSULTORIA Julian Abascal Sguizzardi Bilbao, bacharel e licenciado em história pela USP
FONTES Estadão, Exame, El País, History Channel e The New York Times

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.