Quais são as forças fundamentais da natureza?

Elas são responsáveis por atividades essenciais à manutenção da vida, como a ligação de moléculas e o decaimento radioativo

Por Pedro Sobreiro
Atualizado em 22 fev 2024, 10h10 - Publicado em 11 out 2017, 15h28
  •  (Pedro D'apremont/Mundo Estranho)

São as forças gravitacional, nuclear fraca, eletromagnética e nuclear forte. Cada uma delas age de maneira única, mas todas formam um tipo de mecanismo de interação entre partículas, e são responsáveis por reger o Universo que conhecemos… Por enquanto. Em agosto de 2016, físicos da Academia Húngara de Ciência descobriram evidências a fim de provar a existência de uma quinta força fundamental, que explicaria as origens da matéria escura, formadora de 96% do Universo espacial. Mas, enquanto não sair um estudo mais aprofundado confirmando-a, tudo que conhecemos segue governado pelas quatro forças detalhadas abaixo.

Quais são as forças fundamentais da natureza?
    (Pedro D'apremont/Mundo Estranho)