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Quais as maiores injustiças da história do Oscar?

Essa lista dói nos fãs de cinema

Por Marcel Nadale
24 jan 2012, 20h28 • Atualizado em 22 fev 2024, 10h48
  • A ME consultou um grupo de professores, jornalistas e críticos de cinema para montar esta lista

    1. Rocky, o Lutador contava a história de um azarão nos ringues e viveu uma trajetória semelhante na vida real, em 1977. Inexplicavelmente, o drama apelativo de Sylvester Stallone, por melhor que fosse, roubou a estátua de melhor filme de Taxi Driver, a paranoica obra que cimentou a fama e o estilo único do diretor Martin Scorsese.

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    2. O italiano Roberto Benigni sagrou-se melhor ator em 1999 em cima de Tom Hanks (O Resgate do Soldado Ryan), Edward Norton (A Outra História Americana) e Ian McKellen (Deuses e Monstros). Ma como?!

    3. Em 1980, um dos maiores filmes de guerra de todos os tempos, Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, foi derrotado pelo manipulador drama familiar Kramer vs. Kramer.

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    4. Cidadão Kane, de 1941, quase unanimidade entre críticos e historiadores, revolucionou a linguagem do cinema. Mas a Academia preferiu o pouco criativo e meloso Como Era Verde o Meu Vale.

    5. Stanley Kubrick dirigiu só 16 filmes. Quatro estão entre os 100 mais importantes da história, segundo o American Film Institute (Spartacus, Laranja Mecânica, 2001 – Uma Odisseia no Espaço e Dr. Fantástico).Quantos Oscar ele ganhou em vida? Zero.

    6. Dois gênios em seus respectivos campos que também tiveram uma longa carreira e nenhum troféu como diretor: o mestre do suspense Alfred Hitchcock e o rei da comédia Charlie Chaplin. Mas levaram prêmios honorários ou pelo conjunto da obra.

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    7. Essa doeu para os brasileiros. Em 1999, Fernanda Montenegro, que concorria como melhor atriz por Central do Brasil, viu subir ao palco a insossa Gwyneth Paltrow (Shakespeare Apaixonado). A loira ainda derrotou Cate Blanchett e Meryl Streep!

    8. Ang Lee levou a estatueta de direção pelo sensível O Segredo de Brokeback Mountain, em 2006. Mas o título de melhor filme foi para Crash – No Limite. A Academia foi acusada de preconceito, já que Brokeback abordava um romance homossexual.

    9. Os épicos Assim Caminha a Humanidade e Os Dez Mandamentos testemunharam uma aventura cômica bem chinfrim, A Volta ao Mundo em 80 Dias, embolsar o prêmio máximo em 1957. Hoje, ninguém nem lembra que filme é esse…

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    CONSULTORIA: Marcel Plasse, editor do Pipoca Moderna, Marcelo Pestana e Carlos Cirne, editores do Colunas & Notas, Franthiesco Ballerini, professor da Academia Internacionalde Cinema, Paulo Gustavo, editor da revista Sci Fi News, Luiz Rivoiro, editor da PLAYBOY, e Celso Sabadin, crítico dos sites CineClick e Planeta Tela.

    Leia também:

    – Qual a formula para criar um vencedor do Oscar?

    – Como são escolhidos os vencedores do Oscar?

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