Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que os animais quando choram não tem lágrimas?

Por Yuri Vasconcelos
Atualizado em 22 fev 2024, 11h38 - Publicado em 4 nov 2008, 12h38
gato-senado

LEIA MAIS

– 21 animais que parecem fofos mas têm comportamentos assustadores

– Os animais também cometem suicídio?

Eis uma pergunta que os cientistas ainda não conseguiram responder. “Não há unanimidade entre os pesquisadores se o choro,enquanto manifestação de sentimentos, de fato existe no mundo animal”, diz o etólogo (estudioso do comportamento animal) Gelson Genaro, do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto (SP). O que os zoólogos sabem é que,assim como nós, humanos, a maioria dos vertebrados,como cães, gatos e macacos, contam com um sistema lacrimal bem desenvolvido. No caso deles, as lágrimas têm a função de lubrificar e limpar os olhos. Se elas podem ter alguma coisa a ver com as emoções, isso continua um mistério. Como explica o estudioso americano Tom Lutz em sua obra Crying: The Natural and Cultural History of Tears (“Choro: A História Natural e Cultural das Lágrimas”, sem tradução em português), é impossível discernir se as lágrimas vertidas pelos animais têm fundo emocional (dor, tristeza, medo, saudade) ou são meramente resultado de um cisco que entrou no olho. Em vez do nosso chororô habitual, s especialistas acreditam que um instrumento usado por outros vertebrados para expressar suas prováveis emoções é a emissão de sons específicos. De fato, os pungentes gemidos de filhotes separados da mãe ou os ganidos de cachorrinhos com saudade do dono já deixaram muito marmanjo com lágrimas nos olhos…

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.