Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que o Sol e a Lua parecem maiores no horizonte?

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h00 - Publicado em 18 abr 2011, 18h55

Trata-se de uma ilusão de ótica. O problema é saber sua causa. A explicação mais comum diz que, quando o Sol ou a Lua estão perto do horizonte, nós comparamos seu tamanho aparente com o das montanhas, prédios ou qualquer objeto que estiver ao fundo. Essas referências nos dão a impressão de que o astro parece maior do que quando está no alto, quando não há nada perto dele para servir de comparação.”Essa é a explicação mais aceita hoje”, diz o físico Carl Wenning, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, que realizou estudos sobre o fenômeno. Mas ele mesmo aponta um problema. Pilotos de avião também percebem a Lua e o Sol maiores no horizonte, mesmo em grandes altitudes. Portanto, o motivo da ilusão pode estar no céu, não na Terra, pois vemos a abóbada celeste como uma cúpula achatada, na qual o horizonte parece mais distante de nós que o topo.

Em geral, tudo o que está mais longe parece menor aos nossos olhos. Assim, o próprio céu do horizonte nos pareceria menor que o sobre as nossas cabeças, enquanto que o tamanho do Sol ou da Lua não diminui junto com ele. E eles parecem ocupar mais espaço quando entram no pequeno horizonte.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.