Por que, nos Estados Unidos, o futebol é chamado de soccer?
Acredite ou não, a origem veio da palavra “associação”.
Basicamente para se diferenciar de um outro futebol praticado por lá, o americano, aquele esporte com touchdowns e quaterbacks. A confusão com o nome football — a versão original em inglês da palavra “futebol”, e que significa algo como “bola com o pé” — começou em meados do século 19 e envolve ainda uma terceira modalidade, o rúgbi. O nome football era comum a esses três esportes pois todos eles, em maior ou menor grau, previam o contato do pé com a bola em algum momento do jogo.
Nessa época, as regras não eram padronizadas e particularmente as normas do rúgbi e do nosso futebol se misturavam em partidas que opunham diferentes colégios da Inglaterra. Em 1863, porém, foi criada em Londres a Football Association (FA), entidade que definiu as principais regras do bate-bola que iria conquistar os brasileiros. O uso das mãos foi proibido pela FA e, assim, o futebol se separou definitivamente do chamado Rugby Football, que passou a ser conhecido apenas como rugby (nome de uma universidade e de um condado inglês onde a modalidade teria nascido).
Também no século 19, mas nos Estados Unidos, crescia a prática de um esporte parecido com o rúgbi, que por lá tinha o nome de American Football, ou simplesmente football. Quando o nosso futebol chegou aos Estados Unidos, ele foi chamado de association football, ou seja, o esporte padronizado pela Football Association. Logo, o nome do bate-bola foi abreviado para association, depois apenas assoc, até chegar à forma usada hoje, com o sufixo “er”, ou seja, soccer.