Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Por que as lesmas derretem em contato com o sal?

Para não ressecar – algo importante quando seu corpo é feito basicamente de água (não que o nosso não seja, veja bem: humanos são mais de 50% água).

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h04 - Publicado em 18 abr 2011, 18h53

As lesmas, assim como seus parentes próximos, os caracóis terrestres, são muito sensíveis à desidratação, ou seja, à perda de água pela superfície do corpo que permanece exposta ao ar. O sal de cozinha, por sua vez, é uma substância higroscópica, isto é, atrai fortemente a água. “Quando o sal é lançado sobre esses animais, ele absorve rapidamente a água do corpo deles, causando a destruição de células e tecidos, transformando seus corpos em uma massa viscosa, disforme, como se estivessem derretendo”, afirma o biólogo Osmar Domaneschi, da USP. O sal, portanto, suga toda a água do corpo das lesmas, que são mais vulneráveis que os caracóis por não terem uma concha calcária para se proteger.

Outros animais que enfrentam o mesmo problema com o sal – pela ação maldosa de certas pessoas – são os sapos, as rãs e as minhocas. Apesar de frágil, esse tipo de “pele” traz lá algumas vantagens para quem a possui. Por ser bastante permeável, ela é uma importante via de entrada e saída de gases, ajudando a suprir a necessidade respiratória desses animais – que nem sempre têm pulmões capazes de dar conta do recado. Além disso, a tal “pele” permite facilmente a excreção de substâncias que precisam ser eliminadas pelo organismo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.