Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Por que a saliva impede que as lentes dos óculos de natação fiquem embaçadas?

Porque ela tem uma propriedade antiaderente que não deixa as gotículas de água grudarem na lente. A principal função da saliva é lubrificar a mucosa da boca e envolver os alimentos mastigados, deixando-os mais “escorregadios” – o que facilita o caminho pelo sistema oral e pelo esôfago até o estômago. Ela também tem uma ação […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h11 - Publicado em 18 abr 2011, 18h50

Porque ela tem uma propriedade antiaderente que não deixa as gotículas de água grudarem na lente. A principal função da saliva é lubrificar a mucosa da boca e envolver os alimentos mastigados, deixando-os mais “escorregadios” – o que facilita o caminho pelo sistema oral e pelo esôfago até o estômago. Ela também tem uma ação detergente importante para a higiene da boca, criando uma espécie de camada antiaderente que envolve e protege os dentes. Quando você passa saliva nos óculos de natação, a lente recebe essa mesma camada protetora e as gotículas de água (que provocam o embaçamento) têm dificuldades em aderir a ela. Dá para comprovar esse efeito fazendo um experimento simples. “É só passar um pouco de sabão sobre a superfície do espelho para evitar seu embaçamento na hora do banho. Basta uma película de sabão para dar resultado”, diz o químico Henrique Toma, da Universidade de São Paulo (USP). Ou seja, a saliva funciona mais ou menos como um sabão. Um pouquinho mais nojento, é verdade, mas pelo menos não arde nos olhos…

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.